Liberdade recebe nova operação Cata-bagulho no final de semana

Serviço passa pela quarta vez na região em 2011

 

 

Neste sábado (16), a Subprefeitura Sé realiza a operação Cata-Bagulho nas ruas do distrito da Liberdade. O serviço recolhe, gratuitamente, materiais em desuso, como móveis velhos, madeiras, pneus usados e eletrodomésticos quebrados.

 

Os moradores, desta região, interessados em usufruir da iniciativa podem descartar os objetos e materiais inservíveis em suas calçadas das 7 até 12 horas do sábado. Em seguida, as equipes da Subprefeitura percorrerão as ruas promovendo a coleta.

 

O trajeto que será percorrido em busca dos equipamentos abrange todas as vias internas do perímetro formado pela: avenida 23 de Maio, viaduto Jaceguai, Rua Jaceguai, avenida Radial Leste-Oeste, viaduto Radial Leste-Oeste, viaduto do Glicério, avenida Pref. Passos, rua Otto de Alencar, rua Teixeira Mendes, rua do Lavapés, rua Francisco Justino de Azevedo, avenida Lacerda Franco, rua Cel. Diogo, rua Ximbó, rua José Patrocínio, rua Batista Cepelos, rua Paraíso, viaduto Paraíso, rua Ramón Penharrubia e rua Álvares Guimarães.

 

Visualize no mapa o roteiro da operação:

A operação Cata-Bagulho promove uma solução alternativa para o descarte de móveis e objetos sem uso e, conseqüentemente, evita o despejo irregular pela população de tais materiais. Ato que pode interferir no escoamento devido da água para os bueiros, principalmente, em dias de chuva e, assim, previne o Centro contra enchentes.

 

Na região central paulistana, desde janeiro deste ano, na região central, foram realizadas 25 operações Cata-Bagulho que acumulam cerca de 560 toneladas de materiais descartados pela população.

 

O calendário anual completo e o itinerário do serviço podem ser consultados no site da Subprefeitura.

 

Entulho

 

Os resíduos gerados pelas atividades de construção civil, tais como fragmentos de tijolo, areia, cimento e caliça, e o lixo domiciliar cotidiano não são recolhidos pelo Cata-Bagulho. Pequenas quantidades de até 1 m³, que correspondem a uma caixa d'água de mil litros ou 25% de uma caçamba, devem ser levadas para os Ecopontos. Na região central, uma unidade funciona nos baixos do Viaduto Glicério e outra, na Liberdade.

 

Já os grandes geradores de entulho devem contratar uma empresa cadastrada na Prefeitura, que faz a retirada, transporte e o descarte de forma apropriada. A relação dessas empresas está no site www.prefeitura.sp.gov.br.

 

Lixo eletrônico

 

A Central de Triagem de Lixo Eletrônico, localizada na Barra Funda, é a primeira da Cidade a recolher e reaproveitar eletrodomésticos como televisões, rádios, microondas, peças de computador, monitores, teclados, mouses, aparelhos telefônicos e fotográficos, dentre outros. Os interessados em se desfazer de peças eletrônicas podem levá-las gratuitamente até Central, ou ainda, solicitar a retirada dos objetos pelo telefone 3666-0849. Mais informações no site www.coopermiti.com.br.

 

Serviço
Cata-bagulho na Liberdade

Data: 16/7/11

Horário para depósito de materiais pelos moradores: das 7h às 12 horas

Grátis

 

 

Ecoponto Glicério

Local: Avenida do Estado, esquina com rua Nova, Baixos do Viaduto Glicério

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8 às 18 horas. Domingo, das 7 às 14 horas

 

Ecoponto Liberdade

Local: Rua Jaceguai, 67

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8 às 18 horas. Domingo, das 7 às 14 horas

 

 

Central de Triagem de Lixo Eletrônico - Coopermiti

Local: Rua Doutor Sérgio Meira, 268 - Barra Funda

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Sábado, das 9 às 13 horas