Projeto esportivo da campeã Patrícia Medrado oferece aulas gratuitas de tênis no Pacaembu e em outra 24 unidades municipais

As inscrições, que já atingem a marca de 3.200 pessoas, são realizadas gratuitamente em Clubes da Comunidade, Clubes-Escola ou no próprio complexo Paulo Machado de Carvalho.

Mais de 5 mil pessoas, 90% das quais nunca tinham pego numa raquete já participaram do projeto de tênis da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo, comandado pela campeã Patrícia Medrado. Desde 2007 ela realiza diariamente seu sonho que consiste não apenas em descobrir novos talentos para o esporte, mas oferecer melhores condições de vida, sociabilidade, saúde e conseqüente elevação da auto-estima para a população que mais precisa de tudo isso.

Todos sabem que o tênis é um esporte altamente competitivo e cheio de glamour. Já foi o esporte dos reis, hoje está aberto aos plebeus, e alguns profissionais tornam-se milionários. Há, no entanto, outros caminhos que o tênis oferece.

“Nosso objetivo não é formar campeões, mas cidadãos completos”, diz ela. Os alunos participam de atividades que a rigor não teriam nada a ver com o esporte. Certo dia, 40 deles viajaram até a Riviera de São Lourenço, uma praia planejada no Litoral Norte de São Paulo. E na volta tiveram de relatar a experiência numa redação.

O início do projeto foi sofrido. Alguns espaços foram pintados pela equipe ou pela comunidade. Em determinado local a quadra foi improvisada num estacionamento.

Hoje, o projeto se dá ao luxo de oferecer, sempre de graça, dois Centros de Treinamento Público, onde os alunos mais talentosos recebem preparação especial. Um no Estádio do Pacaembu e outro no Parque dos Trabalhadores, com aulas de segunda-feira a sábado. E o Circuito do Idoso, também no Pacaembu, dedicado à Terceira Idade.

As aulas de tênis estão implantadas em 24 unidades municipais – sejam Clubes da Comunidade, Clubes-Escola ou o complexo do Pacaembu – com 3200 pessoas inscritas, de todas as idades, homens e mulheres. As inscrições, como tudo o mais, são inteiramente grátis. O aluno ganha raquete e há bolas à vontade. “Só precisa vir de tênis” diz Patrícia.


Fonte: Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação