Prefeito ressalta expansão da rede de Ecopontos em vistoria à futura unidade Armênia

A Prefeitura segue com o processo de ampliação da rede de Ecopontos na Capital com a instalação de mais uma unidade do serviço na região central. O Ecoponto Armênia, localizado na Rua General Carmona, irá contribuir para o aumento da oferta para o descarte de entulho e volumosos aos moradores da região.

 

 

A Prefeitura de São Paulo segue com o processo de ampliação da rede de Ecopontos na Capital. Na manhã desta quinta-feira (7/7), o prefeito de São Paulo vistoriou as obras do Ecoponto Armênia, localizado na Rua General Carmona, s/n°, no Bom Retiro. Com inauguração prevista ainda para o mês de julho, o equipamento irá contribuir para o aumento da oferta para o descarte de entulho e volumosos aos moradores da região central da Cidade, que já conta com as unidades Liberdade e Glicério.


“Temos uma meta bastante ambiciosa com relação aos Ecopontos. Temos 42 unidades em operação na cidade de São Paulo e 37 em fase de implantação. Esse aqui de Armênia é um dos 37. Quando esses estiverem prontos, teremos 79 Ecopontos, mas queremos continuar avançando e ter, no mínimo, um em cada distrito”, afirmou o prefeito, lembrando a implantação de outras duas unidades na região central (Barra Funda e Cambuci).


Acompanhado pelos secretários municipais de Serviços e de Coordenação das Subprefeituras, o prefeito visitou as instalações do Ecoponto Armênia. O equipamento contará com baias para o recebimento de materiais volumosos, além de caçambas que acondicionarão o entulho recebido. Para a entrada de veículos, foi construída uma rampa que facilitará o acesso.


Para a implantação do Ecoponto Armênia, a Secretaria Municipal de Serviços investiu R$ 116 mil. A estimativa é a de que a unidade comporte 20 m³ de resíduos (o equivalente a 20 caixas d’água de 1 mil litros) - 8 m³ de entulho, 10 m³ de volumosos e 2 m³ de recicláveis - por dia. Inicialmente, o local funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o local ficará aberto das 7h às 14h.


Conquista

De acordo com o secretário municipal de Serviços cada vez mais a população paulistana se sente familiarizada com os Ecopontos. “As pessoas passaram a ter um local para destinar o material tanto para reciclagem quanto para descarte de algum entulho. Ele pode trazer até 1m³ a esses locais. A partir deles, a Prefeitura destina corretamente esse material e evita que esse lixo apareça em pontos viciados na Cidade. Isso é uma conquista da Prefeitura, da população e do meio ambiente”.

O avanço no descarte de entulhos tem sido traduzido em números. De janeiro a maio deste ano, foram entregues nos 42 Ecopontos em funcionamento mais de 100 mil m³ (metros cúbicos) de materiais inservíveis (móveis velhos, podas de árvores, madeiras, recicláveis e resíduos de construção civil). Em todo o ano de 2010, foram recebidos 120 mil m³ em 41 unidades. “A população está se habituando a esse serviço e a Prefeitura tem oferecido mais locais para que as pessoas levem esses materiais”.


Cada Ecoponto funciona em horários determinados pelas subprefeituras. A consulta da relação de todas as unidades pode ser feita por telefone, por meio da Central de Atendimento da Prefeitura (156), ou pelo site do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb).

 

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação