Prefeitura amplia Programa Ofício Social para capacitar e gerar mais emprego

Com o termo de autorização assinado ontem (8) pelo Prefeito, 571 oficineiros e 167 organizações sociais se juntam ao projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Participação e Parceria

O prefeito de São Paulo ampliou na última quarta-feira (8/6) o número de conveniados do Programa Ofício Social. Com o termo de autorização assinado pelo chefe do Executivo Municipal, 571 oficineiros e 167 organizações sociais se juntam ao projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP). A estimativa é a de que mais de 1.000 oficinas sejam criadas na Capital somente neste ano. O prefeito ressaltou a parceria da Administração Municipal com oficineiros e ONGs, que foi prorrogada pelo sexto ano consecutivo na Cidade.

“O Programa Ofício Social mostra a preocupação da Prefeitura em gerar empregos e em capacitar as pessoas. Na Cidade moram 11 milhões de brasileiros, sendo que 15 milhões de pessoas convivem diariamente nela. A Administração tem a necessidade de realizar essa capacitação. E esse projeto possui essa finalidade: de atender a demanda da Capital em áreas onde não há pessoas capacitadas“, disse o prefeito após assinar o termo no evento, realizado no Auditório Ruy Barbosa da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na Consolação, região central da Cidade.

O Ofício Social é um programa para inclusão sócio-humana. Criado em 2006, pela portaria 43/06/SEPP, o projeto tem por objetivo realizar parcerias para a viabilização de oficinas com temas de interesse dos grupos vulneráveis como política de fomento às atividades de interesse público. Gerenciado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares) da SMPP, o programa é dirigido aos seguintes segmentos: mulher, criança e adolescente, diversidade sexual, idoso, inclusão digital, participação social, negro e juventude.

O projeto oferece cursos de capacitação nas áreas de Geração de Renda, Artes Cênicas, Dança, Música, Artes Visuais, Artes Plásticas, Cidadania, Atividade Física, Comunicação, Gestão de Cultura e Ciclos de Oficina. Desde o seu início, em 2006, o programa já atendeu 133.136 paulistanos, num total de 2.703 oficinas realizadas. As 167 organizações que assinaram convênio com a Prefeitura nesta quarta-feira se juntam a outras 220 ONGs já cadastradas, totalizando 387 entidades do terceiro setor.

O secretário municipal de Participação e Parceria ressaltou a importância do Ofício Social. “As oficinas realizadas aumentam a auto-estima de milhares de pessoas e possibilitam a inserção no mercado de trabalho. A secretaria é parceira de todos os cidadãos que precisam e querem ser ajudados. Atendemos 42.536 pessoas em 886 oficinas em 2010. Para esse ano, a previsão é a de poderemos atingir uma meta que vai ultrapassar e muito esse número”, observou.