CRAS e CREAS Sé ampliarão raio de atendimento da assistência social no Centro de São Paulo

Equipamentos apresentados na manhã de sexta-feira (3) e atenderão a demanda de oito distritos da região central da Capital

A rede municipal de assistência social ganhou mais dois equipamentos voltados ao amparo do cidadão na região central da cidade de São Paulo, na manhã da sexta-feira (3). São eles o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especial de Assistência Social (CREAS) Sé.

As unidades foram entregues pelo prefeito, que ressaltou a ampliação do sistema e a reformulação da infra-estrutura dirigida à população em vulnerabilidade social. Acompanhado pela vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, o chefe do Executivo Municipal destacou a ampliação da rede de CRAS dentro das exigências do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

As unidades descentralizadas do CRAS ficam mais próximas da população, o que pode ser constatado pelo aumento no número de atendimentos. No primeiro trimestre de 2011, os CRAS atenderam 126.758 pessoas, representando um aumento de 58,6% em relação ao mesmo período de 2010. Atualmente, existem 41 CRAS totalmente adaptados ao SUAS.

 

A inauguração do CRAS e a reforma do CREAS contaram com um investimento de R$ 855 mil. As obras incluíram a pintura interna e externa do imóvel, adequação dos ambientes como recepção, salas de atendimento, colocação de divisórias, restauração de piso, troca da rede elétrica e paisagismo. Instalados no mesmo prédio, o CRAS e o CREAS Sé estão localizados na Avenida Tiradentes, 749, na Luz. Os dois equipamentos atenderão de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

 

Mais sobre CRAS e CREAS

 

O CRAS Sé oferece serviços e benefícios diversos, entre eles, a inclusão nos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, inclusão de famílias na rede sócio-assistencial conveniada, concessão de benefícios eventuais, concessão de carteira do idoso para transporte interestadual, orientação e encaminhamento para inclusão de pessoas com Deficiência e pessoas idosas no BPC (Benefício da Prestação Continuada), orientação e encaminhamento à rede de serviços municipais e estaduais.

 

A unidade atende a demanda de oito distritos da região central da Capital: Consolação, Santa Cecília, Bom Retiro, República, Sé, Bela Vista, Liberdade e Cambuci. Com 275 m², o local tem capacidade de receber até 5 mil pessoas por mês.

 

O CREAS Sé trabalha de maneira integrada com o CRAS e foi inaugurado em dezembro de 2008. Com a reforma, recebeu uma brinquedoteca, salas de atendimentos individuais, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e entrada exclusiva, além da sala de apoio técnico e fraldário já existentes. Ele proporcionará atendimento especializado nas situações das violações dos direitos como, por exemplo, violência doméstica, exploração sexual, trabalho infantil, entre outros casos.

 

Com 10 unidades na Capital, o CREAS é uma unidade pública estatal, responsável, em conjunto com o Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), pela oferta de apoio, orientação e acompanhamento especializado para famílias e indivíduos que sofreram ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, situação de rua, cumprimentos de medidas sócio-educativas, entre outras ações.