Junho é o mês de homenagem a Julio Cortazar, no CCSP

Atividades inspiradas na obra do escritor de ascendência argentina são realizadas a partir do dia 2; curadoria do local é responsável pela seleção de obras e apresentações

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) reúne atividades que se inspiram na obra do escritor de ascendência argentina Julio Cortazar, a partir de amanhã (2). Composta de várias linguagens, a programação se insere na proposta chamada Eixo Cruzado, reunião de curadorias do CCSP em torno de um determinado tema, no caso, as obras do renomado escritor.

Sob a coordenação da professora e pesquisadora de teatro Juliana Jardim, será organizada uma Vigília Literária, dia 18, entre 16h e 21h. Trata-se de uma leitura coletiva do livro de contos Todos os Fogos o Fogo, de 1966. Atores do Coletivo Cronópio interpretarão os textos, mas o público interessado também poderá lê-los. Durante a atividade, haverá interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

Com texto e direção de Alice Nogueira, ocorre, entre os dias 2 e 19, a encenação de (Instruções para Compor uma Peça) - Se For Viver, Leia. A peça foi criada a partir da obra História de Cronópios e de Famas, publicado em 1962. A trama se constrói a partir da decisão de três personagens de escrever um manual para viver e solucionar questões cotidianas. O grupo se vê à frente de um obstáculo ao tentar elaborar uma instrução específica para morrer.

Quinta-feira (9), às 19h30, Nelson de Oliveira, Evandro Affonso Ferreira e Andréa Del Fuego, com acompanhamento musical do saxofonista Vinícius Dorin, lerão trechos de contos do autor. As crianças poderão participar de encontros de contação de histórias e de oficinas que terão como referência o livro Jogo de Amarelinha.



Serviço:

Data: a partir de quinta-feira, 2 de junho
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso
Grátis