Arcos do Anhangabaú recebem Rede C40 com iluminação verde

C40 terá cinco assembléias e 16 sessões, que debaterão iniciativas para a conquista de um meio ambiente mais saudável e equilibrado nas cidades participantes

Começou hoje (31/5) a quarta edição da Conferência da Rede C40, maior evento de sustentabilidade das grandes cidades do mundo. Para dar o pontapé inicial do encontro, prefeitos de diversas cidades do mundo participaram de uma cerimônia de plantio de árvores na Zona Sul.

Para recepcionar as comitivas internacionais, os principais pontos turísticos de São Paulo estarão decorados com iluminação verde. Até o próximo domingo (05/06) os arcos do Anhangabaú, embaixo do Viaduto do Chá, estarão decorados com a cor verde, símbolo do meio ambiente. A idéia é lembrar à população a importância da preservação ambiental e também comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente. A Ponte Estaiada - Octavio Frias de Oliveira, o Monumento às Bandeiras e a fachada do Auditório do Ibirapuera também recebem a cor.

A mudança de cor é obtida por meio da adaptação dos refletores das lâmpadas de vapor metálico ou pela reprogramação de projetores LED. O trabalho foi realizado pela Secretaria Municipal de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume).

Participarão do C40 São Paulo Summit 16 prefeitos e 47 representantes de grandes metrópoles do mundo. A reunião vai até sexta-feira (03/06) e, até lá, cinco plenárias e 16 sessões debaterão iniciativas para a conquista de um meio ambiente mais saudável e equilibrado. Os convidados serão transportados em veículos ecológicos, com baixa emissão de poluentes. As autoridades usarão 10 automóveis elétricos, 30 carros flex abastecidos com etanol e 10 vans movidas a diesel de cana-de-açúcar. Os demais convidados serão atendidos por 10 microônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar, 10 ônibus movidos a etanol e 4 ônibus híbridos (eletricidade e biodiesel).