Projeto piloto do Programa de Proteção ao Pedestre é lançado no Centro expandido

Objetivo é reduzir em até 50% o número de atropelamentos e mortes de pessoas até 2012; Em 2010, a cidade de São Paulo registrou 630 pedestres mortos em acidentes

 

 

O lançamento do Programa de Proteção ao Pedestre, realizado na manhã desta quarta-feira (11), no na Prefeitura de São Paulo, no Centro da Capital, resgatará a cidadania do pedestre paulistano. Dessa forma, o prefeito definiu a implantação do projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Transportes e pretende conscientizar a população da importância do respeito mútuo entre pedestres e motoristas.

 

A Administração Municipal busca ter a colaboração dos motoristas e dos pedestres para que o programa seja bem-sucedido. A campanha tem como meta reduzir entre 40% e 50% o número de atropelamentos e vítimas fatais em acidentes de trânsito na Cidade até o fim de 2012. No ano passado, a cidade de São Paulo registrou 7.007 acidentes, resultando na morte de 630 pedestres. Apesar de representar uma queda em relação ao ano anterior, esse número corresponde a 46,4% das 1.357 mortes em decorrência de acidentes de trânsito na Capital. Deste total, 83% das vítimas fatais estavam atravessando ruas, 10% estavam parados ou andando na pista e 7% sobre calçadas.

Todas as ações do Programa de Proteção ao Pedestre se somam a outras medidas tomadas pela Prefeitura. Durante o segundo semestre de 2010, a Secretaria Municipal de Transportes sinalizou 4.245 faixas de pedestres. Além disso, entre o ano passado e março deste ano, foram implantadas 450 travessias iluminadas. Em 2011, a meta é iluminar 360 novas travessias.

 

Zonas de Máxima Proteção ao Pedestre

 

A principal estratégia da Secretaria Municipal de Transportes dentro do projeto é a criação de Zonas de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPPs). As áreas onde os esforços serão concentrados representam 1% do território da Cidade, mas respondem por 11,5% de todos os atropelamentos e são pólos de concentração de pedestres.

 

Para implantar a campanha em oito ZMPPs (Centro, Santana, Brás, Penha, Lapa, Santo Amaro, Pinheiros e Expansão do Centro - região da Avenida Paulista), serão adotadas medidas educativas de engenharia de tráfego e de fiscalização. O programa será lançado inicialmente no Centro Expandido, uma área de 14 km².