Prefeitura executa obras de melhoria no Parque da Aclimação

O local recebe reforço de galerias, de construção de um novo vertedouro para o lago e melhorias no sistema de drenagem da bacia; valor total é de R$ 12,8 milhões

As obras de drenagem no Parque da Aclimação, na região central da cidade, estão praticamente concluídas. Técnicos das Secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), de Infra-Estrutura e Obras (Siurb) – responsável pelas obras - e do Verde e Meio Ambiente (SVMA) estiveram, na última segunda-feira (9), junto com o secretário de Sempla, em visitoria aos trabalhos que estão sendo executados no Parque há quase dois anos.

Em fevereiro de 2009, o vertedouro do lago da Aclimação não suportou o volume de água e se rompeu por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade. As obras emergenciais foram iniciadas em seguida para evitar que o lodo continuasse a vazar, invadindo a galeria, para evitar maiores transtornos aos moradores da região.

No final do mesmo ano, a Siurb iniciou o reforço de galerias, execução de reservatório, construção de um novo vertedouro para o lago do parque, além de obras melhorias no sistema de drenagem da bacia da Aclimação. A previsão é concluir este conjunto de obras até o final deste semestre. O valor total do investimento é de R$ 12,8 milhões. Em junho de 2010, a SVMA removeu parte do lodo do lago da Aclimação. Foram retiradas cerca de 4.700 toneladas do fundo do lago.