Programa Identidade Verde deixa Liberdade mais verde

Distrito de colônia oriental já ganhou 500 árvores, distribuídas por 80 ruas; Subprefeitura Sé realiza o plantio das espécies

O Programa Identidade Verde, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, vem deixando o distrito da Liberdade mais verde a cada dia. Desde 2009, no inicio das ações, a colônia oriental na região central da cidade já recebeu espécies de paus-ferros, paus-mulatos, ipês-roxos, ipês-brancos, babosas brancas, triplaris, dedaleiros e cerejeiras - conhecidas como sakuras na cultura japonesa. A cerejeira é árvore símbolo do Japão e se tornou a marca dos descendentes nipônicos que vivem na cidade de São Paulo.

A Liberdade já ganhou 500 arvores, distribuídas por 80 ruas do distrito. A equipe Núcleo Centro Oeste 2, responsável pelo projeto na região, também promoveu um intenso trabalho de educação ambiental com a comunidade japonesa, coreana e chinesa, que gerenciam o comércio da região. A Subprefeitura Sé fechou uma parceria e realiza o plantio dos exemplares.

A comunidade reagiu positivamente à ideia e criou um cartaz em quatro idiomas (português, japonês, coreano e chinês), que explica os benefícios das árvores para a população e como as pessoas devem cuidar delas. O material foi distribuído nos estabelecimentos comerciais da Liberdade.

O objetivo do Programa Liberdade Verde é aumentar a permeabilidade das calçadas da região, reduzir as ilhas de calor na cidade e conscientizar a população da importância de preservar novas árvores. Serão plantadas mais 1.500 árvores em diversas ruas do bairro, entre elas a Av. Liberdade e as ruas da Glória, do Glicério, Barão de Iguape e São Joaquim.