Conheça a história do centenário Theatro Municipal de São Paulo

Sede da Semana de Arte Moderna, o espaço completa 100 anos em setembro e é um dos grandes espaços culturais da cidade

Em 12 de setembro de 1911, com a ópera de Hamlet, de Ambrósio Thomas, era inaugurado um dos mais belos espaços culturais da cidade de São Paulo. O Theatro Municipal embalava os sonhos de uma cidade que crescia com a indústria e o café e que se espelhava nos grandes centros culturais do mundo naquele início de século.

O Theatro Municipal, desde então, passou a proporcionar as impressões artísticas vindas da Europa, principalmente à elite. Imponente e rebuscado, idealizado nos moldes do teatro da Ópera de Paris, o Theatro foi construído para satisfazer os parâmetros europeus de cultura da então aristocracia cafeeira. Os novos ricos queriam melhorar o nível da cidade e apagar as características de vilarejo de seu recente passado.

Com a instalação do teatro, a vida cultural de São Paulo tornou-se rota das grandes óperas internacionais, que antes só se apresentavam na cidade do Rio de Janeiro. Em 1922, um evento mudou o rumo e a história de São Paulo e do Theatro Municipal. A Semana de Arte Moderna, um dos mais importantes acontecimentos artísticos brasileiros, aconteceu ali e grandes nomes da literatura, das artes plásticas e da música nacional estiveram no local, tais como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati e Villa Lobos.

Melhorias depois de 80

A partir da década de 80 o local passou por reformas e melhorias estruturais. Uma melhora realizada no Municipal entre 1986 e 1991, sob responsabilidade do Patrimônio Histórico do Município, recuperou elementos decorativos internos e externos datados de sua inauguração, além de modernizar os equipamentos de palco, luz e som. Em 1991 a fachada do Theatro Municipal foi totalmente recuperada e a construção foi reinaugurada para a comemoração de seus 80 anos de vida.

Dois anos depois foi fundado o Museu do Theatro Municipal. Hoje ele está instalado em um espaço abaixo do Viaduto do Chá. No início, o museu se encontrava dentro das dependências do próprio teatro. Em 1985, o acervo foi abrigado pelo Edifício Martinelli, onde permaneceu por 10 anos. Os arquivos reúnem mais de 20 mil programas, seis mil fotos e o maior acervo de partituras de música erudita da América Latina. Em 1981, o Municipal foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico (Condephat).

Centenário, mas em atividade

O antigo Theatro ainda traz apresentações e eventos. Uma estrutura de quase 900 pessoas, entre técnicos, artistas e funcionários zelam pela casa. Nomes brasileiros e internacionais, sempre valorizando o trabalho de seus próprios conjuntos, sobem ao palco do local até hoje. Além disso o Theatro Municipal coordena escolas de música e dança e busca desenvolver cada vez mais o trabalho artístico

Alguns de seus corpos estáveis são a Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Lírico e o Coral Paulistano. Para o centésimo aniversário, o local promete uma programação à altura de sua história.

 

 

 


Serviço:

Theatro Municipal

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro.
Telefone: 222-8698
Entrada franca para visitação, agendamento de visitas pelo telefone: 223-3022
Aberto para visitas ao saguão de acordo com a programação exibida no site www.theatromunicipal.com.br.

Museu do Theatro Municipal

Endereço: Baixos do Viaduto do Chá, s/nº, Centro.
Telefone: 3241-3815
Sala de Exposições: aberta de terça a domingo, das 9h às 17h.
Setor de Documentação e Pesquisa: aberto de terça à sexta, das 9h às 17h.
Entrada franca.