Secretaria intensifica Cata-Bagulho e dobra recolhimento de materiais

Aumento acontece pois mais subprefeituras participam da operação e equipes contam com mais profissionais; veja números da região central

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras dobrou o volume de materiais inservíveis recolhidos durante as operações Cata-Bagulho no mês de março. As 31 subprefeituras da cidade removeram 2.415 toneladas de entulho das ruas da capital. O aumento do recolhimento é resultado do aumento do número de subprefeituras que realizam o trabalho a cada final de semana e da intensificação das operações, que tem mais profissionais destacados.

Além de uma ação educativa, o cata-bagulho impede que objetos descartados em vias públicas possam causar enchentes. São recolhidos desde móveis e eletrodomésticos quebrados, restos de madeiras e pneus, entre outros. As operações acontecem todos os finais de semana em todas as regiões da cidade, com cada subprefeitura definindo o roteiro, de forma a percorrer toda a área da sua região.

Em janeiro, foram realizadas 52 operações, com média de 10 subprefeituras atuando em cada final de semana e 520 homens envolvidos. Em fevereiro foram realizadas 82 operações, com cerca de 20 subprefeituras por final de semana e mais de 800 funcionários atuando. Já em março foram realizadas 92 operações, com quase 25 subprefeituras trabalhando a cada final de semana e cerca de mil homens a serviço. Em números, os resultados também ficam claros. O volume do mês de maio é o dobro do de janeiro, quando foram recolhidas 1.204 toneladas, e 90% maior do que fevereiro, quando a ação removeu 1.270 toneladas de detritos.

A Subprefeitura Sé realiza as operações em quase todos os sábados do ano. O calendário das operações pode ser conferido aqui. Até agora, foram recolhidas 321,81 toneladas nas 15 ações da região. Com a próxima delas, que acontecerá na República, cada distrito terá recebido duas operações em 2011. A Sé também realizou uma operação especial na Virada Cultural, que teve a maioria de suas atrações no Centro, recolhendo 150 toneladas de lixo.