Estádio do Pacaembu comemora 71 anos de história

Local já foi palco de diversos shows e jogos históricos nesses anos; sediou a Copa do Mundo de 1950

O mais tradicional estádio de futebol da cidade de São Paulo completa mais um ano de existência, comemorado hoje (27) por sua eterna juventude. Paulo Machado de Carvalho, nome dado ao Pacaembu em homenagem ao chefe da delegação brasileira nas Copas de 58 e 62, chega aos 71 anos nesta quarta-feira, dia 27.

Muitas histórias marcantes aconteceram dentro do estádio Municipal, desde quando o então Prefeito Prestes Maia o inaugurou em 1940. O Pacaembu é responsável por lembranças e emoções de milhares de pessoas. Palco de jogos da Copa do Mundo de 1950 e dos Jogos Pan-Americanos de 1963, o estádio mantém sua importância até os dias de hoje. Somente nos últimos cinco dias recebeu quatro grandes partidas, com mais de 121 mil pessoas passando pelo seu portão principal na Praça Charles Miller.

As mesmas equipes paulistas que participaram das primeiras partidas desse gramado em uma rodada dupla entre Palestra Itália e Coritiba; e Corinthians contra o Atlético-MG em 28 de abril de 1940, terão mais um capítulo de suas histórias no próximo domingo, quando Palmeiras e Corinthians se enfrentarão para decidir uma vaga na final do Paulistão, para encerrar a merecida semana de comemorações de aniversário.

Em 2008 o Museu do Futebol passou a integrar o Complexo do Pacaembu que fora o campo de futebol com capacidade para quase 40 mil pessoas, possui um ginásio poliesportivo, duas quadras de tênis, uma piscina aquecida, sala de ginástica, sala de musculação e um ambulatório médico à disposição de toda população paulistana interessada em usufruir do espaço.