Assistência Social capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social

Opções são nas áreas de hotelaria e hospitalidade, governança, administração, restaurante e recepção

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Smads) oferece oportunidades de capacitação profissional para pessoas que estão em situação de rua. A iniciativa é resultado de parceria da secretaria com o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de São Paulo e Região (Sinthoresp).

O curso tem quatro meses de duração e é dividido em cinco módulos de 56 horas, abrangendo aulas práticas e teóricas, nas áreas de hotelaria, hospitalidade, governança, administração, restaurante e recepção. As aulas práticas são ministradas no Hotel Escola Leques Brasil, instalado na sede do sindicato, no bairro da Liberdade, onde os alunos podem vivenciar e aprimorar o aprendizado. A Secretaria de Assistência Social fornece apostila, camiseta e vale-transporte aos participantes.

Atualmente, 42 alunos ocupam as vagas solidárias que a parceria com o sindicato oferece à comunidade. Com faixa etária de 16 a 22 anos, os usuários provêm dos serviços de acolhida feminino e masculino do Centro de Referência da Assistência Social (Cras); do Centro da Criança e do Adolescente (CCA); e do Centro da Juventude (CJ) da região de abrangência da Coordenadoria de Assistência Social (CAS) Centro-Oeste.