Projeto Fábrica Gastronômica forma segunda turma de alunos

Iniciativa qualifica trabalhadores visando à demanda que será criada com a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014

O projeto Fábrica Gastronômica, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), promoveu a formatura de sua segunda turma, que conta com 42 novos profissionais, na última quarta-feira (19). Os formandos são participantes do Programa Operação Trabalho e estão capacitados para as áreas de alimentação, hospitalidade e turismo da Cidade.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Semdet e o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart-Hotéis, Motéis, Flats, Pensões, Hospedaria, Pousadas, Restaurantes, Churrascarias, Cantinas, Pizzarias, Bares, Lanchonetes, Sorveterias, Confeitarias, Docerias, Buffets, Fast-Foods e estabelecimentos pertinentes ao serviço de hospedagem e do comércio de alimentação preparada e bebida a varejo de São Paulo e região (Sinthoresp).

A formatura aconteceu na sede do sindicato dos trabalhadores da categoria, localizada na rua Taguá, 382, bairro da Liberdade. O curso teve duração de dois meses e meio, período em que os estudantes recebem auxílio no valor de R$ 378, por 20 horas semanais de atividades teóricas e práticas.

Durante o aprendizado, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender na prática, dentro de uma cozinha industrial e diretamente com o chefe Aiglon Viviani, os segredos da arte de cozinhar; os cuidados na preparação dos alimentos; como congelar os ingredientes e aproveitar ao máximo as sobras de aves e legumes no preparo de caldos e entradas das refeições.

O projeto Fábrica Gastronômica qualifica trabalhadores na função de ajudante de cozinha, visando à demanda que será criada com a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Após a formatura, os ajudantes têm seu currículo disponibilizado nas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), da Semdet.