Virada Cultural traz promoções e programação inédita em sua sétima edição

Shows de stand-up comedy, muita música e interação nas ruas do Centro; confira horários, atrações e novidades do evento

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, realizará no próximo final de semana (16 e 17) a 7ª edição da Virada Cultural. Neste ano o evento contará com mais de mil atrações culturais que animarão o público por 24 horas sem parada. Ao todo, são 13 palcos, sete pistas, além de diversas áreas para apresentações itinerantes com a participação de artistas de rua. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

A Virada espera receber mais de três milhões de pessoas. Além das atrações culturais e grandes shows, a programação desta edição inova com a inclusão do stand-up comedy entre as atrações. Outro destaque é a inserção de mais atrações internacionais em relação ao passado e o encontro de bateristas no Vale do Anhangabaú. A tentativa de quebra do recorde mundial de casais de dança de salão na esquina das avenidas Ipiranga e São João é outro grande atrativo desta edição.

Ações especiais

Outros órgãos ligados à Prefeitura também promovem iniciativas para que a Virada Cultural 2011 seja mais segura, limpa e acessível. O Turismetrô, programa de roteiros turísticos da São Paulo Turismo (SPTuris), tem horários especiais na Virada Cultural. O roteiro especial funciona apenas no sábado (16), às 18h, 20h e 22h, e tem o custo apenas dos bilhetes do Metrô que serão utilizados.

Os finalistas do concurso que elegeu os melhores pastéis de feira da cidade estarão espalhados pelo Centro da cidade. Os escolhidos no concurso Melhor Pastel de Feira de São Paulo 2010 estarão na Praça da Sé, Praça Julio Prestes, Vale do Anhangabaú, Praça da República e Largo do Arouche, onde estará a atual campeã, Pastéis Agena.

A São Paulo Transporte (SPTrans) também prepara uma operação especial para o evento. Para facilitar o acesso das pessoas aos eventos culturais, o horário de funcionamento do Bilhete Amigão, que possibilita ao usuário fazer até quatro viagens em um período de oito horas, será antecipado e vigorará a partir das 14h do sábado.

Além disso, a SPTrans vai criar uma linha circular exclusiva para facilitar a ida e volta de quem for ao Centro. A “linha 2001/10 – Terminal Bandeira/Terminal Princesa Isabel” funcionará entre às 17h do sábado (16) e 20h de domingo (17), operando com ponto inicial no Terminal Parque Dom Pedro II e atendendo os Terminais Bandeira e Amaral Gurgel. O intervalo médio programado é de 10 minutos.

A Subprefeitura Sé também está na Virada, para evitar o acumulo de lixo. Equipes que somam mais de 3.300 homens, que vão utilizar 40 contêineres e 299 caminhões, vão estar nas ruas durante todo o evento. Serão instaladas 4.900 lixeiras para incentivar o cidadão a jogar lixo no local certo e mensagens sonoras e cartazes pedirão a colaboração dos presentes para manter a cidade limpa.

Somado a isso, a Virada Cultural terá uma logística reforçada para a coleta e tratamento do lixo. Pela primeira vez, dez equipes de coleta seletiva processarão parte do material descartado ainda durante a realização do evento, o que envolverá o trabalho de 120 membros de cooperativas de reciclagem.