CCSP exibe todos os longas de Robert Bresson

As 13 obras do considerado por cineastas renomados como o ''poeta do cinema'' serão exibidas a partir de sexta-feira (15), com ingressos no valor de R$ 1,00

A Sala Lima Barreto, no Centro Cultural São Paulo, exibe os 13 filmes dirigidos nos 40 anos de carreira de Robert Bresson a partir desta sexta-feira (15). O francês é considerado um gênio por renomados diretores que vieram posteriormente, como Alain Resnais, Éric Rohmer e Jean-Luc Godard.

Quando se comparam os recursos e os efeitos especiais do cinema atual com o minimalismo e simplicidade dos filmes que Bresson realizou de 1943 a 1983, entende-se porque estes cineastas importantes sofreram sua influência. Em suas obras, o diretor não utilizava atores profissionais. Seus “modelos”, como os chamava, falavam em tom sem inflexões, como se estivessem lendo o texto.

Sua principal intenção era que o público acompanhasse o desenvolvimento interno de seus personagens diante das situações em que se encontram. A Grande Testemunha, uma de suas obras, leva essa idéia, sendo protagonizada por um burrico chamado Baltazar, portanto sem ator principal. O longa faturou os Prêmios da Crítica no Festival de Cannes e do Júri Católico no Festival de Veneza.
 



Serviço:

Mostra de filmes de Robert Bresson

Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso
Ingressos no valor de R$ 1,00