Velocidade no corredor Norte-Sul será padronizada na próxima semana

CET vai uniformizar a regulamentação de velocidade em 60 km/h, a partir de segunda-feira (18)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade nas avenidas Luiz Dumont Villares, General Ataliba Leonel, General Pedro Leon Schneider, Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia e Túnel Anhangabaú em 60 km/h, a partir de segunda-feira (18). Essas vias compõem o eixo Norte no Corredor Norte-Sul. Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos que circulam pelos 9,2 quilômetros dessas vias.

Com a nova regulamentação de velocidade, a CET pretende aumentar a segurança no local, com uma redução estimada de 20% no risco de acidentes. No ano passado, o órgão já havia padronizado a velocidade em duas outras vias do Corredor Norte-Sul, as avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, que tem limite de velocidade de 70 km/h.

Para que as novas regulamentações sejam seguidas, estão sendo implantadas 130 placas de regulamentação de velocidade e advertência, além de 20 faixas informativas para alertar os motoristas. A CET recomenda aos usuários que estejam atentos quanto à nova regulamentação de velocidade e informa que os radares já estarão autuando e os veículos que desrespeitarem a nova regulamentação serão autuados.

Redução de acidentes e mortes

O controle da velocidade é crucial para a segurança do trânsito, já que, na maioria dos acidentes de trânsito, a menor velocidade do veículo poderia ter evitado o acidente ou abrandado sua gravidade.

Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito - como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas - tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2009, caiu 5,5% em comparação com 2008. Essa redução significa 81 vidas poupadas.