Virada Cultural terá ações para evitar lixo no chão

Serão instaladas 4.900 lixeiras para incentivar o cidadão a jogar lixo no local certo; mensagens sonoras e cartazes pedirão a colaboração dos presentes

A Virada Cultural 2011 acontecerá no sábado (16) e domingo (17) e deve receber mais de 3 milhões de pessoas nos cerca de 15 quilômetros de vias onde as atrações culturais serão realizadas. Diante das proporções do evento o prefeito de São Paulo convidou a população da Cidade que irá participar do megaevento a não jogar lixo no chão.

“Em 2011, a limpeza será um dos focos da Virada Cultural. Queremos que a população ajude para que o evento tenha mais conforto. Tão importante quanto as ações da Prefeitura é a colaboração das pessoas. Essa é a razão de estarmos fazendo um apelo aos cidadãos. Com a colaboração deles, teremos uma Virada mais limpa”, afirmou o chefe do executivo municipal na manhã desta segunda-feira (11), em evento realizado na Sede da Prefeitura.

Ações contra a sujeira

Para ajudar os paulistanos a não jogar o lixo no chão, o Poder Público oferecerá a infraestrutura. Serão colocadas 4.900 lixeiras adicionais nos locais que receberão os eventos. Nada menos do que 3.300 homens trabalharão no recolhimento do lixo, utilizando 40 contêineres e 299 caminhões e equipamentos. Os itens colocados serão identificados com adesivos que remetem à campanha.

A iniciativa ainda terá mensagens sonoras, veiculadas nos intervalos dos shows e apresentações pedindo a colaboração das pessoas. Cartazes com as mensagens da campanha serão fixados nas 155 barracas de alimentos que funcionarão durante a Virada.

Somado a isso, a Virada Cultural terá uma logística reforçada para a coleta e tratamento do lixo. Pela primeira vez, dez equipes de coleta seletiva processarão parte do material descartado ainda durante a realização do evento, o que envolverá o trabalho de 120 membros de cooperativas de reciclagem.