Prefeitura fecha shopping na Avenida Paulista

Operação Integrada fechou o local, que tinha diversas irregularidades

O Gabinete de Gestão Integrada de Segurança e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informam que a Guarda Civil Metropolitana, a Polícia Civil – Deic, a Subprefeitura Sé e o Conselho Nacional de Combate à Pirataria - CNCP/Ministério da Justiça realizaram uma operação de monitoramento e averiguação no nº392, onde se constatou o comércio de produtos irregulares.

As 215 lojas do shopping foram vistoriadas, e 170 delas fecharam para realização de autoinspeção e readequação de possíveis irregularidades e análise da documentação pelas Receitas Estadual e Federal. Uma das lojas teve a licença de funcionamento cassada, já tiveram as mercadorias apreendidas e seu proprietário, juntamente com o administrador do shopping, detidos e encaminhados ao Deic para serem ouvidos e responsabilizados, por comercializar mercadorias pirateadas e estar com a documentação irregular. Outra loja teve suas mercadorias apreendidas e encaminhadas aos depósitos da Prefeitura e da Polícia Civil - por irregularidade nas notas dos produtos. Um estrangeiro com documentação irregular e vendendo produtos ilegais foi encaminhado à Polícia Federal.

O shopping está fechado e caso não corrija as irregularidades poderá ser interditado. Essa operação não é isolada, e sim desdobramento de uma grande realizada naquele mesmo local no mês de fevereiro, quando foram apreendidos cinco milhões de produtos e de uma mais recente, que aconteceu na semana passada. O combate à pirataria, contrabando e sonegação é uma ação contínua e não pontual e faz parte dos programas prioritários do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança. A participação da comunidade é fundamental, denunciando através dos telefones: 153 da Guarda Civil Metropolitana e 190 da Polícia Militar, ao tomar conhecimento de estabelecimentos que vendam mercadorias pirateadas e contrabandeadas.