Virada Cultural apresenta programação e traz novidades

Serão mais de mil atrações distribuídas em 13 palcos, sete pistas e várias apresentações itinerantes; entre as novidades, está a inclusão do stand-up comedy na programação

A programação da 7ª Virada Cultural foi apresentada pelo prefeito na última sexta-feira (25), em coletiva de imprensa realizada na Galeria Olido, centro de São Paulo. As 24 horas de atrações culturais estão marcadas para 16 e 17 de abril, quando mais de mil atrações gratuitas animarão o público da cidade. Ao todo são 13 palcos, sete pistas, além de diversas áreas para apresentações itinerantes com a participação de artistas de rua. O evento já se consolidou no calendário da cidade e a cada ano melhora em termos de qualidade e infra-estrutura oferecidas.

Este ano, a programação inova com a inclusão do stand-up comedy entre as atrações e também com a inserção de três antigas salas de cinema do Centro funcionando durante as 24 horas do evento, sem interrupções. Outro destaque é a inserção de mais atrações internacionais em relação ao passado e o encontro de bateristas no Vale do Anhangabaú. Outra novidade será a tentativa de quebra do recorde mundial de casais de dança de salão na esquina das avenidas Ipiranga e São João.

As atrações no Centro

O palco Júlio Prestes tem o início das apresentações às 18h do dia 16 de abril. É o momento em que a Virada dá as boas vindas ao público com o animado show de Rita Lee, ao lado do Parque da Luz. Outros artistas brasileiros renomados como Paulinho da Viola, Erasmo Carlos, Dominguinhos e Marina Lima também participam.

Entre os músicos internacionais, estão: Skatalites (banda tida fundadora do ska), Yusa (cantora e compositora cubana), Fred Wesley and the New JBs (banda do trombonista de mesmo nome que tocou com James Brown, nos anos 60 e 70), Steel Pulse (banda criada em 1975 por jovens descendentes de jamaicanos moradores da Inglaterra) e Edgar Winter (legendário bluesman branco).

O Viaduto do Chá será o ponto de encontro para os 28 comediantes do stand-up comedy que se apresentarão em formato de esquetes. Entre os convidados estão Marcelo Médice, Danilo Gentili, Rafinha Bastos e Robson Nunes.

Apresentações de música eletrônica, erudita, rap, cosplay, sessões de cinema catástrofe, saraus, ringue de luta livre, etc, também poderão ser apreciados nas 24 horas de atrações disponibilizadas para a Virada 2011. O site oficial do evento será colocado no ar em breve com toda a programação.

Infra-estrutura e segurança

A organização da Virada este ano vai contar com dois mil homens da Polícia Militar, 500 da Guarda Civil Municipal, 700 seguranças particulares e 200 brigadistas. Três postos médicos fixos, 57 ambulâncias e 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) móveis estarão disponíveis para eventuais emergências.

As informações sobre artistas, locais e horários de cada apresentação poderá ser encontradas em 80 totens de sinalização. Haverá 2.400 metros de grades e 500 barricadas para o isolamento de determinadas áreas para oferecer comodidade e segurança ao público durante os concertos e para facilitar a orientação e circulação pelas ruas. Cerca de mil banheiros químicos estarão espalhados e localizados em dez bolsões de serviços sanitários.

A sétima edição da Virada trará mais opções de alimentação além das cocorridas barracas de pastel. Praças de alimentação serão montadas no Vale do Anhangabaú e na Praça Princesa Isabel e barracas de tapioca, caldo de cana e porções de salada de fruta estarão espalhadas em outros pontos do evento.

A Virada vai contar com equipes de plantão para manter a cidade limpa com mais de mil funcionários atuando nas ruas. Além disso, a Secretaria de Serviços vai acionar uma cooperativa conveniada à pasta para coletar o lixo reciclável da festa.