Painel de grafite homenageia colônia japonesa na comemoração do aniversário de São Paulo

Artistas urbanos transformarão as paredes do Túnel que liga as Avenidas Dr. Arnaldo e Paulista em um painel gigante. Intervenção faz parte das comemorações dos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil e do aniversário da cidade.

As paredes do Complexo Viário Avenida Paulista/ Dr. Arnaldo/Rebouças, conhecido popularmente como Túnel da Paulista, serão decoradas com temas da história e da Cultura do Japão. A intervenção, realizada por cerca de 140 artistas urbanos nos dias 27 e 28 de janeiro, faz parte das comemorações do aniversário dos 453 anos de São Paulo e também dos preparativos para os festejos do centenário da imigração japonesa no Brasil, a ser completado em junho de 2008. O resultado dessa empreitada artística será um grande painel, com 430 metros lineares e 2.200 m2 trabalhados. O Brasil abriga a maior colônia nipônica fora do Japão, com aproximadamente 1,5 milhão de representantes, sendo quase um milhão deles na cidade de São Paulo.

"Desde que chegaram aqui, os japoneses tiveram enorme importância, em todos os campos de atividade, para o desenvolvimento de São Paulo. E a população paulistana poderá conhecer um pouco da rica história japonesa neste tradicional espaço público da cidade", afirma Andrea Matarazzo, secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé.

Os artistas urbanos foram convidados pelo projeto Olhar Nascente, que promove eventos em comemoração aos 100 anos da imigração. O projeto é fruto de uma parceria entre a Comissão Oficial do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e a Prefeitura da Cidade de São Paulo - por meio das secretarias de Coordenação das Subprefeituras, de Participação e Parceria e de Cultura -, com apoio da Associação Paulista Viva, 3º Mundo, Colorgin e da Coordenadoria da Juventude. A coordenação artística do painel ficará a cargo dos artistas plásticos e designers Zeila Trevisan e Binho Ribeiro.

De acordo com José Police Neto, secretário de Participação e Parcerias, "o projeto Olhar Nascente reconhece a parceria da colônia japonesa no desenvolvimento da Cidade". A idealização e a execução são da produtora cultural Celina Yano, diretora do Yano's Qualtiy, empresa que está completando 40 anos. "É o encontro da cultura milenar com a arte contemporânea em pleno coração de São Paulo. Uma homenagem aos que vieram do Japão para o Brasil com vontade de vencer e encontraram aqui a sua própria história, como aconteceu com a minha família", comenta Celina, que é bisneta de Hikojiro Yano, imigrante do ano de 1910.

 

Serviço:

Projeto Olhar Nascente

Grafite nas paredes do Túnel da Paulista (453 anos de São Paulo e 100 anos da Imigração japonesa no Brasil)

Datas: 27 e 28 de janeiro

Organização: Yano's Quality e Prefeitura de São Paulo

Apoio: Comissão Oficial do Centenário da Imigração, Colorgin, Associação Paulista Viva e 3° Mundo