Eventos especiais marcam comemorações de aniversário do Mercado Municipal e da Cidade

Programação vai até 30 de janeiro e inclui aulas de culinária, feira de artesanato, queima de fogos e shows de música

O dia 25 de janeiro é duplamente especial para os paulistanos: nesta data, São Paulo comemora 453 anos e o Mercado Municipal completa 74 anos. O ponto alto da programação acontecerá na noite do dia 24, com shows musicais com os Trovadores Urbanos, Paulo Vanzolini, Demônios da Garoa e a escola de samba Vai-Vai. As atividades de aniversário, iniciadas já no dia 15 de janeiro, incluem exposição, aulas de culinária, feira de livros ligados à gastronomia, oficinas de artesanato e desfile de moda. Todos os eventos são gratuitos, com exceção das oficinas de artesanato.

Nos dias 24 e 25, amantes da gastronomia ou curiosos poderão aprofundar seus conhecimentos e experimentar para fazer em casa as receitas dos livros disponíveis na feira de livros ligados à culinária. Na noite do dia 24 o paulistano poderá curtir a programação musical do São Paulo que Amanhece Trabalhando, com shows também no dia 25.

"O Mercado Municipal é referência paulistana e este envolvimento total com a festa de aniversário de São Paulo se explica não apenas por sua tradição, mas por ser um dos locais mais charmosos e agradáveis da cidade", afirma Andrea Matarazzo, secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé. "Considerando que pelo Mercadão passam pessoas de todas as partes da cidade e com interesses bastante variados, acredito que estes eventos deverão agradar a grande parte desse público", avalia Matarazzo.

ARTE: Artesanato e moda

A segunda edição do evento Aniversário com Arte, realizado em parceria com o site Inforarte Brasil (www.inforartebrasil.com.br), acontece desde o dia 15 e vai até o dia 30 de janeiro, das 9 às 16 horas, na sala de eventos da Torre A. Uma das atrações é a feira de artesanato, com a participação de mais de 30 expositores da área.

Os visitantes podem conferir e comprar diferentes tipos de artesanato, como découpage, pintura, bijuterias, bolsas, trabalhos em pedras brasileiras, tear, bordados, crochê, tricô, reciclados, gesso, meia de seda, amarradinho, velas, sabonetes, vidros decorados, chinelos, prataria artística, madeira e bonecas de pano.

Para quem prefere pôr a mão na massa as oficinas são opções, sempre a partir das 9 horas, nas quais podem aprender técnicas de artesanato de customização, bijuteria de biscuit, laços, bichinhos de crochê, pintura em tecido e arte em EVA. O custo de cada uma é R$ 3 e mais 1 kg de alimento não-perecível, que será enviado a entidades sociais. Para a de customização, os participantes deverão levar uma camiseta. As inscrições poderão ser feitas pelo telefone (11) 6950-1134 ou pessoalmente durante os dias do evento.

Já os desfiles de moda artesanal ocorrem nos dias 25 e 30, a partir das 14 horas, em duas apresentações diárias, uma com peças customizadas e outra com peças de crochê. As modelos mostrarão na passarela as tendências da moda primavera-verão.

A criançada também terá seu espaço. Durante todos os dias acontecem demonstrações de pintura facial. E no dia 27 haverá uma tarde de autógrafos com a atriz Rosi Campos, caracterizada como sua personagem mais famosa, a bruxa Morgana, do Castelo Rá-Tim-Bum.

GASTRONOMIA: Receitas e delícias variadas

Quem gosta de cozinhar e quer aprender novas receitas pode ir reservando espaço na agenda entre os dias 22 e 28, quando acontece a segunda edição do Templo das Delícias. Realizado na Cozinha Mercado Gourmet, oferecerá aulas gratuitas de culinária ministradas pelos comerciantes do Mercadão, que ensinarão suas especialidades aos participantes.

Serão 16 aulas no total, cada uma com uma receita específica. Os participantes poderão aprender a preparar desde um sanduíche com queijo até uma costela com mel, passando por delícias como creme de bacalhau gratinado, alheira e bacalhau mediterrâneo. Cada curso tem 32 vagas, e os interessados devem se inscrever até o dia 19 janeiro pelo telefone (11) 3329-7054, das 8 às 17 horas, pelo qual podem também obter mais informações.

Nos dias 24 e 25, entre às 9 e às 17 horas, na sala de eventos da Torre A, uma feira de livros reunirá diversas obras ligadas à culinária. As receitas podem ser o empurrãozinho definitivo para quem pretende se aventurar na cozinha. No mesmo período, haverá uma exposição com fotos do falecido Adoniran Barbosa, que foi integrante do grupo Demônios da Garoa e compositor de uma das músicas mais identificadas com São Paulo, "Trem das Onze". As 10 imagens são do acervo da fotógrafa Marjorie Sonnenchein e foram tiradas no início dos anos 80.

MÚSICA: Chorinho, samba e música de raiz

A programação do São Paulo que Amanhece Trabalhando inclui vários shows musicais e começa no dia 24, às 21 horas, com duos e trios de chorinho, que irão percorrer o Mercadão de mesa em mesa cantando músicas ligadas à cidade e outros sucessos. Às 21h40, Um grupo de jazz, com muitos instrumentos de sopro, convidará o público para ir ao salão de eventos, na Torre B, para prestigiar os shows. Que começam às 22h30, com um dos mais antigos e tradicionais grupos de samba paulistanos, o Demônios da Garoa. Na seqüência, às 23h40, entram os Trovadores Urbanos, a bordo de um antigo carro de bombeiros. Enquanto esperam a chegada da meia-noite, cantam a Sinfonia de São Paulo.

A apresentação será interrompida às 23:59, com o início da contagem regressiva. À meia-noite, acontece uma queima de fogos para saudar o aniversário da cidade e do Mercadão. Logo após o brinde a São Paulo, os Trovadores Urbanos voltam para o salão de eventos do Mercadão, para uma apresentação ao lado de Paulo Vanzolini, autor de Ronda e Volta por Cima, entre outros sucessos que homenageiam São Paulo. À 1:15, a escola de samba Vai-Vai sobe ao palco, para dar as boas-vindas ao Carnaval e encerrar a programação noturna em grande estilo.

No dia 25, a partir das 11 horas, um grupo de artistas circenses mirins reabre a programação do São Paulo que Amanhece Trabalhando. Ao meio-dia, a música portuguesa estará em destaque com o Rancho Folclórico Português Cantares e Dançares do Minho. A partir das 13 horas, o palco montado especialmente para o evento receberá intérpretes da música de raiz brasileira. Começando por Oswaldinho Viana, que abre o show para outras duplas, como Jyca e Turcão e Celma e Célia, que farão uma homenagem a Mario Zan, autor do hino ao IV Centenário de São Paulo. A tarde musical no Mercadão terá ainda a presença do cantor José Domingos, um dos últimos autênticos seresteiros. Na seqüência, Oswaldinho Viana retorna ao palco, ao lado de Marisa Viana. O último show do evento, a partir das 15 horas, fica a cargo de ninguém menos do que Renato Teixeira.

 

Serviço
Aniversário do Mercado Municipal e da Cidade de São Paulo
Data: De 15 a 30 de janeiro
Horários de funcionamento do Mercadão
Segunda a sábado: das 6 às 18 horas
Domingo: Das 6 às 16 horas
Dia 24: Das 6 às 2h15 da manhã do dia 25
Dia 25: Volta ao horário normal, das 6 às 18h
Local: Mercado Municipal Paulistano. Rua da Cantareira, 306, Centro
Telefone: 3313-2444