Drenagem e ampliação de galerias combatem enchentes no Centro

As intervenções serão realizadas no trecho entre os viadutos Jaceguai e Dona Paulina, e sob a rua dos Estudantes. Com a obra, o atual sistema de drenagem terá a capacidade mais que duplicada, de 8 para 17 metros cúbicos de água por segundo.

As inundações na região do Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, que se arrastam por mais de duas décadas, vão ser enfrentadas pela Prefeitura. A administração municipal iniciou a recuperação e a ampliação das galerias do córrego Moringuinho, um curso de água canalizado sob o canteiro central da avenida 23 de Maio.

As intervenções serão realizadas no trecho entre os viadutos Jaceguai e Dona Paulina, e sob a rua dos Estudantes. Com a obra, o atual sistema de drenagem terá a capacidade mais que duplicada, de 8 para 17 metros cúbicos de água por segundo.

“Esta é uma obra importante e necessária, assim como a de outras galerias da Cidade que precisam de reformas e ampliações", afirmou o prefeito, que foi vistoriar os trabalhos na manhã desta terça-feira (09/01). "Hoje, a Prefeitura inicia a ampliação das galerias, o que vai permitir redirecionar quase 15% das águas que se dirigem para o Vale do Anhangabaú”, explicou. A meta é entregar todo esse novo sistema de drenagem concluído, até o final do ano.

O córrego Moringuinho tem cerca de 800 metros canalizados. Parte do projeto, segundo Luiz Brunhera, diretor do Departamento de Projetos de Águas Pluviais da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras, é da década de 30 do século 20 e foi construído em arcos de tijolos. As novas galerias serão construídas em concreto armado. Uma delas será executada sob o canteiro central da avenida 23 de maio, na altura do viaduto Jaceguai, com 150 metros de comprimento, sendo 2 metros de altura por 2 metros de largura.

A segunda galeria vai reforçar a já existente, sob a rua dos Estudantes, na Liberdade. Terá 250 metros de comprimento, da rua Tomás de Lima até as proximidades do rio Tamanduateí, com 2,5 metros de largura por 2 metros de altura. Neste trecho, a galeria já existente tem 1,60 m por 1,90 m. A drenagem da avenida 23 de maio será reforçada com a construção de 7 conjuntos de bocas-de-lobo, 4 na altura do viaduto Jaceguai e 3 na rua da Assembléia.

A galeria do córrego Moringuinho também recebe águas do córrego Itororó, um dos três formadores da Bacia do Anhangabaú. O objetivo principal da ampliação do sistema é reduzir o volume de águas que chegam ao Vale do Anhangabaú, atualmente com capacidade de vazão de apenas 40% da demanda. Segundo os técnicos da Prefeitura, esse déficit é decorrente do aumento da impermeabilidade do solo e dos sistemas existentes, que estão superados.