Prefeitura retira outdoors irregulares e lança combate à poluição visual

Lapa, Vila Mariana, Sé, Pinheiros e Penha receberam as primeiras equipes de fiscalização, nesta terça-feira (02/01). As empresas já haviam sido notificadas, mas contrariaram orientação da administração municipal para remover os painéis que estavam em desacordo com a legislação. Equipes já fazem a retirada dos painéis irregulares na cidade.

A Prefeitura de São Paulo deu início nesta terça-feira (02/01) a uma operação para retirar 207 outdoors irregulares na Lapa, Vila Mariana, Sé, Pinheiros e Penha. As empresas de publicidade já haviam sido notificadas, mas contrariaram orientação da administração municipal para remover os painéis que estavam em desacordo com a legislação. O prefeito acompanhou pessoalmente a retirada de quatro painéis na região da Sociedade Esportiva Palmeiras, situada na Zona Oeste da cidade.

As ilegalidades são diversas. Vão desde painéis que estão instalados dentro de áreas públicas, passando pelos que estão fora de dimensões e até aqueles cuja publicidade foi montada em locais irregulares, como por exemplo sobre o passeio público. A retirada dos painéis requer apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), pois em alguns casos o trânsito precisa ser interrompido para haver a desmontagem da publicidade.

Nesta terça-feira (02), 20 equipes foram para as ruas fazer a remoção de outdoors. O número vai ser acrescido à medida que liminares judiciais que impedem a retirada forem julgadas e haja decisões favoráveis à Prefeitura. A idéia é chegar a 60 equipes em operação, garantindo a aplicação da Lei Cidade Limpa, que prevê o fim da publicidade externa em São Paulo.

O valor das multas estabelecido pela Lei 14.223/06, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito, é de R$ 10 mil por painel, podendo chegar a R$ 24 mil, dependendo do tamanho da estrutura publicitária. As multas serão aplicadas tanto para os donos de empresas de mídia quanto para os proprietários que permitiram a instalação dos anúncios publicitários. São Paulo tem cerca de 8 mil outdoors espalhados pela Cidade.

O combate à poluição visual é prioridade da Prefeitura. Para o prefeito, é um ato de respeito para com a população. “Numa Cidade com 11 milhões de habitantes, esse tipo de publicidade é insustentável. Existem diversas outras maneiras de se fazer a divulgação de produtos. Quem sabe daqui alguns anos, quando São Paulo estiver limpa de todo esse material, que é agressivo, nós possamos definir espaços para publicidade como os existentes em cidades como Nova York, que é um centro bonito onde a propaganda não agride visualmente”.

O prefeito disse que a intenção da Prefeitura é fazer cumprir a lei. “Chegou o momento de São Paulo enfrentar a poluição, que afeta a cidade nos mais diferentes níveis: a poluição da água, do ar e a visual. São questões que precisam ser enfrentadas. Ou fazemos isso agora, ou a poluição vai engolir São Paulo. Caso contrário, o que vamos deixar para os nossos filhos é uma cidade cada vez pior em termos de qualidade de vida”.

O prefeito declarou que somente através das multas é que se consegue fazer cumprir as leis. E fez um apelo para que todos os anunciantes direcionem sua mídia para outros tipos de comunicação.

O secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé explicou que todos os outdoors que estão sendo retirados são ilegais sob dois aspectos: pela legislação anterior (Lei 13.525/03) e pela atual. “Os 207 painéis são irregulares e não têm liminar que os protejam”. Segundo ele, a Lei Cidade Limpa torna a fiscalização mais fácil. “A lei anterior é difícil de fiscalizar, porque depende das medidas das placas, do lugar nos quais estão colocadas, da distância entre uma placa e outra. É uma lei que foi tão emendada ao longo do tempo, que tornou impossível a fiscalização. Permitiu que a cidade ficasse coberta e escondida atrás de tantos outdoors. Por isso, o prefeito decidiu proibir toda a publicidade exterior".

Segundo o secretário, os anunciantes têm colaborado com a Prefeitura, pois não querem ter os nomes associados a uma ação ilegal. Por isso têm procurado outros tipos de mídia. “Os números de novos outdoors irregulares estão diminuindo bastante. Até agora, vínhamos retirando placas e elas eram colocadas novamente”.

A Prefeitura vai voltar a publicar no Diário Oficial da Cidade a lista das regiões com painéis publicitários irregulares. A medida tem o objetivo de também alertar os anunciantes, para que saibam que seus nomes podem ser associados a uma prática ilegal. “Muitas vezes, os anunciantes não sabem que estão pondo publicidade em lugares que não são permitidos”, explicou o secretário.

De acordo com ele, “a população não gosta de ver a cidade poluída. Os excessos de placas e anúncios escondem a arquitetura de São Paulo e as áreas verdes. A cidade precisa ficar mais organizada”.

Quando caírem as liminares, a Prefeitura começará a multar as empresas, que serão forçadas a retirar os outdoors. O prefeito assegurou que a administração municipal respeita as decisões da Justiça. “Enquanto aguardamos, não vamos desmobilizar nossas equipes. Elas continuarão atuando. Estaremos retirando essas placas horrorosas, ilegais perante a legislação anterior e a atual”, afirmou o prefeito de São Paulo.