PREFEITURA DE SÃO PAULO

Praça Dom José Gaspar recebe novo projeto paisagístico

Melhorias fazem parte do projeto de inauguração da Biblioteca Mário de Andrade, no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade

14/01/2011 06h39

A Praça Dom José Gaspar recebeu novo paisagismo, com investimento de R$ 500.983,97, oriundos do orçamento da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto foi executado e elaborado pelo arquiteto André Graziano em toda a área da praça, que possui 2.915 metros quadrados. A iniciativa ocorreu como forma de acompanhar a revitalização da Biblioteca Mário de Andrade, sediada na Praça.

O projeto de paisagismo foi idealizado para permitir que os canteiros da praça possam ter vegetação ornamental, rústica e de baixo custo de conservação, mas que possam chamar a atenção das pessoas pela beleza de suas cores, texturas, formas e perfumes. Foram selecionadas 18 espécies de plantas, entre as quais, bromélias-imperiais, lambaris, bananas-bravas, entre outras. Ao todo, serão plantadas 25 mil mudas.

O projeto também contempla implantação de um deck de madeira como extensão da área de leitura externa da biblioteca; piso podátil para passeio, ideal para pessoas portadoras de deficiência visual e troca de toda a orla de concreto e do gradil da praça.

Para celebrar a inauguração da biblioteca, marcada pra o dia 25, e as melhorias na praça, realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura, a partir das 13h, o palco na Rua Bráulio Gomes, ao lado da Biblioteca, recebe Walter Franco e, logo em seguida, Naná Vasconcelos, o pianista Fabiano Araújo e o contrabaixista norueguês Arild Andersen que integram o projeto Rheomusi.