Galeria Olido apresenta ciclo de filmes sobre metrópoles

De 2 a 7 de janeiro, a Mostra Nós do Centro traz gratuitamente para a galeria Olido, no Centro, um ciclo de filmes que tratam das cidades em diversos aspectos.

Confira os títulos:

A nuvem
(Argentina, 1998, 123 min). Dir.: Fernando Solanas. Com Eduardo Pavlovsky, Laura Novoa, Angela Correa e outros. Buenos Aires parece eternamente coberta pela névoa e pela chuva, enquanto isso, pessoas e automóveis andam estranhamente para trás. Nesse ambiente, um grupo de teatro luta pela sobrevivência face ao abandono governamental. Dia 2, 17h.

Sábado
(1994, 84 min, 35mm). Dir.: Ugo Giorgetti. Com Otávio Augusto, Maria Padilha, Giulia Gam e outros. A filmagem de um comercial de TV provoca mudança radical no cotidiano dos moradores de um decadente edifício no Centro de São Paulo. Dias 2 e 6, 19h30.

O céu de Lisboa
(Alemanha/Portugal, 1994, 100 min, suporte DVD). Dir.: Wim Wenders. Com Rüdiger Volger, Patrick Bauchau e outros. Um engenheiro de som alemão viaja até Lisboa para ajudar um velho amigo a concluir seu filme, mas descobre que seu companheiro desapareceu misteriosamente. Dias 3 e 5, 17h.

Corra, Lola, corra
(Alemanha, 1998, 81min). Dir.: Tom Tykwer. Com Franka Potente, Moritz Bleibtreu e Herbert Knaup. O coletor de uma quadrilha de contrabandistas esquece no metrô uma sacola com 100 mil marcos. Ele tem pouco tempo para recuperar o dinheiro. Desesperado, telefona para sua namorada que pede ajuda a seu pai, presidente de um banco. Dia 3, 19h30.

Roma
(Itália/França, 1972, 119 min). Dir.: Federico Fellini. Extravagante visão do diretor sobre a capital italiana, retratada como uma cidade atemporal, reconstruída entre os vestígios da civilização e a agitação da metrópole moderna. Dia 4, 17h.

Crônica do amor louco
(Estados Unidos/França/Itália, 1981, 108 min). Dir.: Marco Ferreri. Com Ben Gazzara, Ornella Muti e outros. Um poeta anárquico e beberrão de Los Angeles, individualista, para o qual “o estilo é tudo na vida”, conhece a bela e autodestrutiva prostituta Cass, e inicia um romance repleto de amargura e tragédia. Dia 4, 19h30. Dia 6, 17h.

Buena Vista Social Club
(Alemanha/Reino Unido/Estados Unidos/França/Cuba, 1999, 101 min, suporte DVD). Dir.: Wim Wenders. Com Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Ry Cooder e outros. O guitarrista Ry Cooder foi a Cuba gravar um CD com músicos que estavam no ostracismo. Dois anos depois, voltou à ilha na companhia do cineasta Wim Wenders, que registrou momentos antológicos de apresentações do grupo, alternados com depoimentos dos próprios músicos. Dia 5, 19h30.

Dia de festa
(Brasil, 2006, 77 min). Dir.: Toni Venturi. Quatro mulheres com histórias comuns e recorrentes, num país marcado pelo abismo social, encontraram em um movimento de massa sua razão de vida. São líderes do MSTC - Movimento do Sem Teto do Centro de São Paulo - e organizam a luta pela moradia para as famílias carentes da cidade. Dia 7, 15h.

São Paulo S/A
(Brasil, 1965, 111 min, 35mm). Dir.: Luiz Sérgio Person. Com Eva Wilma, Otelo Zeloni, Walmor Chagas e outros. Um operário se torna sócio de uma firma de autopeças e vive angustiado e insatisfeito. Em busca de uma nova forma de vida, abandona a mulher, o filho e o emprego. Dia 7, 17h30.

 

Serviço:

Mostra Nós do Centro - Cinemetropole

Local: Cine Olido - Av. São João, 473, Centro.

Quando: de 2 a 7 de janeiro

Grátis - Retirar ingresso gratuito com uma hora de antecedência