Museu do Teatro Municipal reabre com nova exposição

Após reforma, espaço fechado há cerca de um ano e meio será reaberto com exposição que retrata história do Teatro.

Fechado ao público há cerca de um ano e meio, o Museu do Teatro Municipal foi reaberto na última sexta-feira (8), com a inauguração da exposição Teatro Municipal: Ícone e Memória. O espaço, que passou por uma reforma custeada pela Fundação Vitae e pela Secretaria Municipal de Cultura, ganhou novo projeto de iluminação, equipamentos de audiovisual e uma exposição com 60 painéis que percorrem a trajetória do Municipal. Cerca de R$ 190 mil foram gastos nas obras de adaptação.

Aberto em 1983, o Museu reúne o mais rico e completo acervo sobre a história do Municipal, com mais de 6 mil fotografias históricas e 30 mil documentos, entre eles algumas raridades como programas do Teatro produzidos por Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. Dividida em quatro blocos - dança, música, ópera e teatro - a exposição revela ao visitante os grandes momentos e as figuras marcantes que passaram pelo palco do Teatro desde sua inauguração, em 1911. Resultado de 2 anos de pesquisa, a mostra destaca as grandes temporadas líricas que a cidade teve, com intérpretes notáveis como Caruso, Bidù Sayão, Callas e Tebaldie, e também a passagem de bailarinos como Nijinsky, Isadora Duncan e Nureyev pelo Teatro.

Ainda que tenha sido concebido como uma casa de ópera, o Municipal esteve por muito tempo no circuito das grandes companhias teatrais. Na época das duas grandes guerras, muitos grupos estrangeiros estavam impossibilitados de retornar aos seus países de origem, como França e Itália, e permaneceram por aqui, organizando turnês pelas mais importantes cidades da América Latina. Outro marco é a apresentação de Vivien Leigh, que em 1962 deslumbrou o público paulistano ao interpretar Marguerite Gautier, a trágica protagonista de "A Dama das Camélias".

Dentro desse panorama, também mereceu destaque da curadoria a história da polêmica Semana de Arte de 1922: as apresentações, debates e exposições que aconteceram nos espaços do Teatro Municipal marcaram sua importância na história da cultura e da busca da identidade nacional brasileira.

Completam a exposição, cartazes de espetáculos, um figurino da ópera de Carlos Gomes "Lo Schiavo" (1926) e um vídeo, produzido especialmente para a exposição, que também ajuda o visitante a compreender a história do Teatro Municipal.

Serviço
Exposição "Teatro Municipal: Ícone e Memória"
De terça a domingo, das 9h às 17h.
Praça Ramos de Azevedo, s/n°. Baixos do Viaduto do Chá.
Entrada gratuita


Fonte: Secretaria Municipal de Cultura