Rua 25 de março só para pedestres a partir de 9 de outubro

As mais de 400 mil pessoas que passam diariamente pela via não precisarão mais disputar espaço com os automóveis durante o horário comercial. Medida é experimental mas, se for aprovada, pode ficar.

A partir da próxima segunda-feira, 9 de outubro, quem freqüenta a Rua 25 de Março terá muito mais espaço, segurança e conforto para fazer suas compras, sem a disputa por um lugar na calçada: neste dia começa a vigorar o bloqueio da via para o tráfego de veículos. Com a medida, varejistas de todo o país em busca de mercadorias para suas lojas e consumidores de todas as idades e classes sociais, que procuram produtos com preços mais acessíveis do que os dos shoppings, terão a rua à sua inteira disposição.

A interdição valerá de segunda a sábado, das 10 às 18 horas, entre a Rua Carlos de Souza Nazareth e a Ladeira da Constituição. O bloqueio para os veículos será feito com cancelas e cavaletes, que serão instalados pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras no domingo, dia 8.

“Este é um projeto experimental e, dependendo dos resultados, tem grandes chances de se tornar permanente. Acreditamos que esta seja a melhor solução, mas, se sentirmos que há problemas, vamos estudar outras alternativas”, explica o Secretário de Coordenação das Subprefeituras e Subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo. “A nossa intenção é organizar a 25 de Março, por onde circula um enorme contingente de pessoas, para que elas possam fazer suas compras com muito mais conforto e segurança”.

A 25 de Março é uma das principais ruas comerciais de São Paulo, com um fluxo diário médio de mais de 400 mil pessoas. Em períodos de datas comemorativas esse número é ainda maior. No Natal, por exemplo, bate recordes de 1 milhão de pessoas.

A iniciativa do fechamento da rua para os automóveis foi planejada em conjunto entre a Prefeitura, a CET e a Associação dos Lojistas da 25 de Março (Univinco). Sem os veículos, os pedestres, hoje limitados às estreitas calçadas, terão mais espaço para circular. O secretário Matarazzo aposta ainda na diminuição do número de ambulantes da região e no aumento da segurança: “Isso porque os efetivos da GCM e da PM ganharão reforços e as câmeras de monitoramento já estão em funcionamento, ajudando no combate às mais diversas irregularidades”.

Alterações no Trânsito
Sentido de ruas da região sofrerá alterações
A CET tomou algumas medidas para facilitar o trânsito da área, que reflete diretamente na fluidez de avenidas essenciais da cidade, como a Prestes Maia, a 23 de Maio e a Rubem Berta. Para começar, a 25 de Março deixará de ter mão-dupla e passará a ter sentido único desde a Rua Paula de Souza até a av. Senador Queiroz. Além disso, alguns trechos das seguintes ruas passarão a ter sentido único de circulação:

Rua Barão de Duprat, da Rua Carlos de Souza Nazareth até a Rua Cavaleiro Basílio Jafet;
Rua Barão de Duprat, da Rua Paula Souza até a av. Senador Queiroz;
Rua Comendador Afonso Kherlakian, da Rua Barão de Duprat até a Rua Comendador Abdo Schain;
Rua Comendador Abdo Schain, da Rua Comendador Afonso Kherlakian até a Rua Cavaleiro Basílio Jaft.

Carga e descarga

A operação de carga e descarga de mercadorias na 25 de Março deverá ser feita nos horários em que a circulação da via estará liberada para veículos, ou seja, antes das 10h e depois das 18h.

Entre 10 e 18h, a circulação de caminhões será proibida em toda região entre as avenidas do Estado, Senador Queiroz e Prestes Maia. Nesse horário, a carga e a descarga de mercadorias com destino à 25 de Março poderão ser realizadas com a utilização de veículos de pequeno e médio porte na Zona Marrom, a ser implantada na Rua Comendador Abdo Schain.

Alternativas

O motorista que sai das zonas Sul e Oeste poderá chegar à 25 de Março utilizando o seguinte caminho: Ligação Leste/Oeste, Viaduto 31 de Março, RUa da Figueira, Viaduto Antonio Nakagima, Av. Rangel Pestana (sentido Centro) e Rua Bitencourt Rodrigues, atingindo a 25 de Março em seu extremo oposto;
Quem sai da Zona Leste deverá utilizar a pista local da Radial Leste, Rua da Figueira, Viaduto Antonio Nakagima, Av. Rangel Pestana (sentido Centro) e Rua Bitencourt Rodrigues, também acessando a 25 de Março em seu extremo oposto.

Durante os primeiros dias, a Engenharia de Campo da CET vai acompanhar a interdição e orientar motoristas e usuários.