Jovens descobrem história e mistérios da língua portuguesa

Visita ao Museu da Língua Portuguesa pretende tornar conhecimentos sobre a origem e importância da língua elementos do cotidiano da nova geração

Cerca de 640 alunos da região central e dos núcleos socioeducativos do Centro e da Cidade Tiradentes farão, nesta semana, uma visita monitorada ao Museu da Língua Portuguesa. A visita faz parte do projeto O Centro pode ser uma sala de aula, que visa ampliar a utilização dos equipamentos públicos pelas crianças e jovens, e tornar a cidade um local de aprendizado.

Quatro escolas e três núcleos socioeducativos da região central, mais três núcleos da Cidade Tiradentes estão escalados para a visitação que começa amanhã, 3, e se encerra na sexta-feira, 6. As visitas serão realizadas em dois horários, às 12h e 16h, com turmas de 80 pessoas para cada turno. Por meio de recursos audiovisuais e alta tecnologia, os jovens poderão interagir com a língua portuguesa, conhecendo a história, os idiomas da qual deriva e a forma adquirida pela linguagem no cotidiano.

"Essa oportunidade é essencial para a formação cultural desses jovens, que aprenderão mais sobre a língua e aproveitarão para vivenciar um pouco da história da cidade, pois o próprio prédio onde o museu está instalado, a Estação da Luz, é um marco histórico de São Paulo. É como se eles pudessem respirar cultura", afirma o secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo.

Esta visita faz parte do projeto O Centro pode ser uma sala de aula, iniciativa da Subprefeitura da Sé e da Secretaria Municipal de Educação, que possui parceiros como a Comgás, a ONG Cidade Escola Aprendiz e a Casa Redonda Produções. O projeto amplia a carga horária escolar com atividades que incluem ópera, concerto de música, visitas a bibliotecas, parques, museus, exposições, cinema e roteiros históricos. O Centro pode ser uma sala de aula teve início no ano passado, quando levou 10 mil alunos da região central a conhecerem os equipamentos culturais próximos às escolas e entregou o certificado de educador comunitário, ou seja, aquele profissional especializado em tornar a cidade um local de aprendizado, a 40 professores da rede municipal da região da Subprefeitura Sé. A iniciativa pretende formar cidadãos conscientes de sua história e de seu espaço de vivência, privilegiando o aprendizado através da prática e fazer com que os professores estejam capacitados a tornarem seus alunos verdadeiros multiplicadores da cultura em meio à sociedade. Neste ano, o projeto já teve 12 mil participações nas atividades educativas e 60 professores participaram das capacitações.

Confira a escala de programação

Terça-feira - 03.10
12h: Emef Celso Leite
16h: Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) e Emef Duque de Caxias

Quarta-feira - 04.10
12h: Emefs Duque de Caxias e Brigadeiro Faria Lima
16h: Núcleos socioeducativos Esperança e Dom Orione

Quinta-feira - 05.10
12h: Cieja e núcleo socioeducativo da Cidade Tiradentes Kolping
16h: Emef Celso Leite

Sexta-feira - 06.10
12h: Emef Duque de Caxias e núcleos socioeducativos da Cidade Tiradentes: Ação Comunitária Santo Cristo e Associação Grupo de Mães Novo Amanhecer.
16h: Emef Duque de Caxias.

Serviço:

Visita Monitorada ao Museu da Língua Portuguesa
Local: Estação da Luz - Praça da Luz, s/nº
Data: 3 a 6/10/06
Horário: 12h e 16h