Centro pode ser uma sala de aula é indicado para prêmio Darcy Ribeiro de Educação

A cidade de São Paulo está na disputa pelo prêmio Darcy Ribeiro de Educação.

 A professora Olga Arruda é uma das indicadas para receber o prêmio pelo trabalho desenvolvido nas escolas municipais da região central da capital com o projeto O Centro pode ser uma sala de aula. O prêmio, instituído em 1998, é conferido pela Câmara dos Deputados a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecerem especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil. Nesta edição, são 17 indicados que devem conhecer o resultado na cerimônia de premiação que acontece na Câmara dos Deputados, em Brasília, em outubro.

O PROJETO
Criado em 2005, virou referência e se tornou uma das políticas públicas da Prefeitura de São Paulo. O projeto, iniciativa do secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo, realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Comgás, a ONG Cidade Escola Aprendiz e a Casa Redonda Produções, amplia a carga horária escolar com atividades que incluem ópera, concerto de música, visitas a bibliotecas, parques, museus, exposições, cinema e roteiros históricos.

Com objetivo de formar conhecimento por meio da prática, a partir de uma visão de escola como parte integrante na vida da comunidade, o projeto levou no ano passado 10 mil alunos da região central para conhecer os equipamentos culturais que ficavam próximos às escolas, como a Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Sacra, prédio do Banespa, Edifício Martinelli, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Cemitério da Consolação, Theatro Municipal, entre outros. Além disso, 40 professores da rede municipal da região da Subprefeitura da Sé receberam certificados de capacitação de educador comunitário. Neste ano, já aconteceram mais de 10.700 participações de alunos em roteiros educativos e 60 professores estão sendo capacitados.