Arquitetos americanos pesquisam o Centro de São Paulo

Até o dia 8 de setembro, 15 arquitetos do curso de pós-graduação em arquitetura, planejamento urbano, e negócios imobiliários do Massachusetts Institute of Technology (MIT) estarão percorrendo as ruas do Centro, fazendo pesquisas e buscando soluções para a transformação da região.

A região foi escolhida pelos professores da instituição pelo potencial de renovação urbana que vislumbraram em visita anterior, quando a Subprefeitura Sé apresentou os projetos para a revitalização da área.

Esta visita faz parte de uma atividade curricular do MIT, o Studio, que trouxe, nos últimos 12 anos, idéias inovadoras para cidades como Tókio, Miami, Barcelona , Singapura e, no ultimo ano, Kiev na Ucrânia. Estas idéias, baseadas em estudos profundos de viabilidade, realizados através de modelos de simulação de localidade , atividade e acesso, casados com políticas e instrumentos econômicos, proporcionaram para as municipalidades que os receberam, informações que conduziram à sua implantação em muitos casos.

Os visitantes terão a colaboração das faculdades de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie e da Universidade de São Paulo. Após a visita a São Paulo, de setembro a dezembro, os arquitetos retornam aos Estados Unidos, onde desenvolverão propostas para a Cidade, que resultará em uma publicação e exposição.

“O Centro de São Paulo é um espaço rico para estudos arquitetônicos. A contribuição que este grupo trará é extremamente valioso para complementar todo o trabalho de revitalização que a Prefeitura está desenvolvendo na região”, afirma o secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo.