PREFEITURA DE SÃO PAULO

Cinema de graça para 1.800 jovens do Centro

Lisbela e o Prisioneiro e Nem que a Vaca Tussa são serão exibidos gratuitamente no Cine Olido

04/09/2006 15h53

Alunos da rede municipal de Ensino e jovens atendidos pelas entidades assistenciais do Centro têm a chance de ir ao cinema gratuitamente. Durante o mês de setembro, eles assistem ao filme Lisbela e o Prisioneiro e ao desenho animado Nem que a vaca tussa. As sessões começam nesta terça-feira, dia 5, com 300 adolescentes.

Com direção, de Guel Arraes, a comédia brasileira Lisbela e o Prisioneiro conta a história de Lisbela, uma moça que adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste, mas que tem a vida mudada com a chegada do malandro conquistador Leléu. Após se conhecerem, eles se apaixonam, mas há um problema: Lisbela está noiva. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador que está atrás de Leléu. No elenco estão Débora Falabella, Selton Mello, Marco Nanini e Virginia Cavendish.

Já a animação da Disney, Nem que a vaca tussa, mostra a saga das vacas da fazenda Pedaço do Céu, que vão atrás de um bandido para receber uma recompensa que pode salvar a fazenda de ir a leilão. Para preparar o trabalho educativo, as entidades envolvidas receberam material didático com informações sobre o filme. Esse material, doado pelo projeto UCI - Luz, câmera, educação, trabalha os principais conceitos do filme, mostrando curiosidades e aprofundando, de forma divertida, temas como língua portuguesa.

A iniciativa faz parte de uma ação da Subprefeitura Sé, por meio do projeto Ampliando o Olhar Educativo sobre os Serviços Socioassistenciais que, desde o início do ano, vem trabalhando a formação continuada de gestores e educadores dos 22 equipamentos de assistência social da região. As atividades oferecidas a crianças e adolescentes são significativas e despertam nos mais de 3.200 jovens atendidos nos núcleos socioeducativos e casas de acolhida vontade de se apropriarem dos espaços públicos da região. De junho a agosto, o projeto teve mais de 4.500 participações de jovens e educadores em espetáculos de teatro, cinema e circo, além de oferecer passeios ecológicos e palestras de educação sexual a outros mil adolescentes.

"Queremos oferecer a estes jovens, além de lazer e chance de reflexão sobre temas da atualidade. Antes da implantação do projeto, muitos destes jovens nunca tinham ido ao cinema. Estamos mudando essa realidade e resgatando a auto-estima destes adolescentes", explica o subprefeito da Sé e secretário da Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo.

Serviço
Jovens do Centro assistem ao filme Lisbela e o Prisioneiro e Nem que a vaca tussa
Quando: dias 5, 6, 12, 13, 20 e 27 de setembro, às 14 horas
Onde: Galeria Olido - Cine Olido - Avenida São João, 473