PREFEITURA DE SÃO PAULO

Triunfo Musical traz samba para Nova Luz

O projeto Triunfo Musical estréia mais um estilo musical na região da Luz.

25/08/2006 15h40

Neste sábado, dia 26, é a vez do Samba invadir o Largo General Osório, encerrando o primeiro mês do Triunfo Musical que todos os sábados reúne música, arte, artesanato e gastronomia nesta área que se tornou o novo corredor cultural da cidade. No Triunfo do Samba, que sempre acontecerá nos últimos sábados de cada mês, vai reunir amantes, pesquisadores, estudantes, sambistas de todas as idades para promover, divulgar e preservar esse rico universo musical de São Paulo. A atração principal será a já tradicional roda de samba em que a separação do palco da platéia é rompida, promovendo uma interação mútua e recíproca.

Diversos representantes do samba paulista estarão presentes para mostrar o melhor desse estilo musical que resiste a modismos ano após ano, além de homenagear o movimento cultural Projeto Nosso Samba, de Osasco, dedicado à preservação e divulgação do samba tradicional de São Paulo, com a pesquisa de sua história e a prática coletiva. A coordenação do Triunfo do Samba fica por conta dos integrantes da Rua do Samba que, há mais de quatro anos, já ocupa a região nos últimos sábados do mês.

TRIUNFO MUSICAL
Organizado pela Subprefeitura Sé, ONGs e grupos musicais, e com apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, o projeto começou em agosto e prossegue até o final do ano com programação variada de shows. Uma feira com instrumentos musicais, CDs de gravadoras e bandas independentes, livros, artesanato, tatuadores, roupas, gastronomia e outros serviços funciona no local durante o evento.

"Com o Triunfo Musical, o público cativo da região, que era de Samba e Choro, teve a oportunidade de conhecer o trabalho de artistas de outros estilos. O projeto também está contribuindo para a revitalização da Luz, criando mais um espaço de cultura e fazendo com que as pessoas aproveitem mais o local", afirma Andrea Matarazzo, secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé.

Cada estilo musical terá espaço num sábado diferente na rua do Triunfo. No primeiro fim de semana de cada mês, é a vez do Triunfo do Rock, organizado pela Galeria do Rock, reduto dos roqueiros da cidade. No segundo fim de semana, a associação Ilú Oba de Min mostra os sons de grupos que mantêm viva a herança africana na cultura popular brasileira. No terceiro domingo, é a vez do Triunfo do Choro, seguido pelo Triunfo do Samba, que encerra a programação mensal.

SERVIÇO:
TRIUNFO MUSICAL
Local: Largo General Osório esquina com Rua do Triunfo, Luz
Todos os sábados, a partir do mês de agosto, das 13h às 19h30.

DIA 26 - TRIUNFO DO SAMBA
Roda de Samba
Homenagem ao movimento cultural Projeto Nosso Samba, de Osasco