Passagem Literária da Consolação mostra Pardais

Cercadas de livros, telas têm chamado a atenção do público que passa pela Passagem Literária da Consolação, que começa a se transformar também em galeria de arte.

A partir desta segunda-feira, dia 14, o espaço apresenta a exposição Pardais - Liberdade e Aprisionamento Humano, do artista plástico gaúcho Miguel Anselmo. A mostra é gratuita e fica em cartaz até 14 de outubro. A iniciativa é da Associação Via Libris de Livreiros.

Com 20 obras, o artista apresenta de forma quase lírica, numa atmosfera aprazível, a questão universal da liberdade e do aprisionamento, usando a técnica de óleo sobre tela e ouro. São pinturas em pequenos formatos, que interegem umas com as outras, numa sucessão fluída. Pardais é a segunda exposição realizada na passagem. A idéia teve início em julho, com Abate, de Wagner Willian.

O evento conta com o apoio da Subprefeitura Sé que, com o objetivo de criar um novo ambiente cultural, abriu, no ano passado, a Passagem Literária Consolação, transformando um corredor subterrâneo num espaço com programação cultural e venda de livros usados. Nove vendedores de livros usados e uma vitrine com exposição de artes plásticas do Centro Cultural São Paulo também estão permanentemente no local.

A passagem foi fechada em março de 2005, quando a Subprefeitura encontrou o local depredado, com infiltração de água nas paredes e sujeira, oferecendo riscos à população. O espaço foi reformado, com pintura, revisão da parte hidráulica e elétrica, colocação de forro de gesso e outros reparos necessários, e abriu ao público em novembro do ano passado.

“Com os livreiros trabalhando ali, continuam prestando serviço à cultura sem entrar na irregularidade, deixando a passagem mais segura e um local atraente para o paulistano”, diz o subprefeito da Sé e secretário da Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo.

A Secretaria de Cultura e o Centro Cultural São Paulo são parceiros da Passagem, levando para sua vitrine exposições de artes plásticas.

Serviço
Exposição Pardais - Liberdade e Aprisionamento Humano
Abertura: 14 de agosto - 19h30
Quando: De 15 de agosto a 14 de setembro
De segunda a sexta - das 7h às 22 horas - Sábados, domingos e feriados - das 10 às 22 horas
Onde: Passagem subterrânea da rua da Consolação próximo à avenida Paulista
Gratuito