Subprefeitura Sé leva exposição fotográfica da Copa do Mundo a vários locais do Centro

Mais de 70 fotografias de diferentes cidades alemãs mostram lado cultural do futebol na manifestação de torcedores.

A Subprefeitura Sé inaugura, dia 7, a exposição fotográfica As cidades da Copa 2006: A Alemanha em festa, do fotógrafo Michel Wagner. A mostra gratuita traz imagens das 12 cidades alemãs que sediam os jogos do mundial, numa visão diferente, apontando a manifestação cultural dos torcedores nos estádios e levando o público a conhecer a cultura destas cidades. A exposição será itinerante e o primeiro local a receber as fotografias será o Centro de Referência da Cidadania do Idoso, na Rua Formosa, 215.

A exposição apresentará cenas da copa das confederações realizada em 2005, na Alemanha, e personagens desconhecidos que, por meio de seus sentimentos e emoções, transmitem a beleza do futebol um outro olhar sobre o jogo. A mostra possui 72 fotos e dois mapas da Alemanha.

Michel Wagner já havia realizado trabalho parecido, quando fotografou as 10 cidades francesas onde aconteceram os jogos da Copa de 1998 para jornais de São Paulo e Campinas. Desta vez as fotos foram um projeto pessoal. De acordo com o fotógrafo, é um prazer colaborar com essa iniciativa que ampliará o efeito lúdico da Copa e do futebol no imaginário das pessoas que não têm possibilidade de acompanhar o campeonato de perto.

Além dos estádios, as fotos apresentam diversos pontos das cidades alemãs e mostram um lado mais cultural do futebol, com comunidades que possuem hábitos diferentes dos torcedores do Brasil. "Quando as pessoas vão aos estádios têm oportunidade de conhecer os pontos turísticos e os hábitos da cidade. E para aqueles que não podem ir à Alemanha, as fotos são uma forma de criar um clima de proximidade com o evento", explica Andrea Matarazzo, subprefeito da Sé e secretário da Coordenação das Subprefeituras.

A iniciativa da exposição é da Supervisão de Esportes e Cultura da Subprefeitura Sé e conta com o apoio do Sam´s Club do Bom Retiro e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
 

Confira as datas e locais da exposição:
JUNHO
7 a 10 - Centro de Referência da Cidadania do Idoso - Rua Formosa, 215
12 a 14 - Pólo Cultural da 3ª Idade - Rua Teixeira Mendes, 282 - Cambuci
16 a 18 - Sam's Club - Av. Rudge, 500 - Bom Retiro
19 a 22 - LBV - Rua Sérgio Tomás, 740 - Bom Retiro
23 a 26 - CEE Raul Tabajara - Rua Anhanguera, 484 - Barra Funda
27 a 30 - CEE Rubens Pecce Lordello - Rua Lins de Vasconcellos, 1804 - Cambuci.

Serviço
O que: Inauguração da exposição As cidades da Copa 2006: A Alemanha em festa
Data: 07/06/06
Horário: 10 horas
Local: Centro de Referência da Cidadania do Idoso - Rua Formosa, 215 - Vale do Anhangabaú - Centro.