Educadores de núcleos socioeducativos do Centro conhecem o projeto Cidade Escola Aprendiz

160 educadores dos núcleos socioeducativos da região central vão ter a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na ONG Cidade Escola Aprendiz com educação comunitária.

A visita acontece nesta terça-feira (23) e faz parte de uma iniciativa da Subprefeitura Sé para desenvolver as habilidades dos profissionais que lidam com jovens da região central.

Os núcleos socioeducativos, mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), desenvolvem atividades de pós-aula com crianças e adolescentes e esta visita faz parte de uma ação conjunta entre a Subprefeitura Sé, SMADS e Secretaria Municipal de Educação. Mas esta não é a primeira ação de formação para os educadores dos núcleos do Centro. Os funcionários das instituições estão passando por capacitação no Pateo do Collegio, dentro do projeto O Centro pode ser uma sala de aula, para que os jovens carentes tenham a oportunidade de aproveitar os equipamentos disponíveis no Centro. O curso acontece uma vez por mês até o final do ano. A intenção é que esses gestores aumentem a curiosidade dos mais de 3.200 jovens atendidos pelas casas de acolhimento e núcleos socioeducativos da região.

Além disso, a Subprefeitura oferece cursos de cultura e esportes para estes educadores. “A intenção desta formação é preparar os educadores de forma que despertem em seus alunos o interesse pela técnica dos esportes, das artes e cultura, apurando sua sensibilidade e oferecendo situações de análise da realidade para melhor compreendê-la e transformá-la”, explica o subprefeito da Sé e secretário da Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo.

O CENTRO PODE SER UMA SALA DE AULA
A capacitação faz parte do projeto O Centro pode ser uma Sala de Aula, iniciativa da Subprefeitura Sé e da Secretaria Municipal de Educação, que tem como parceiros a Comgás, a ONG Cidade Escola Aprendiz e a Casa Redonda Produções. O projeto, que integra o programa municipal São Paulo é uma Escola, amplia a carga horária escolar com atividades que incluem ópera, concerto de música, visitas a bibliotecas, parques, museus, exposições, cinema e roteiros históricos.

Com objetivo de formar conhecimento por meio da prática, valorizando a formação humana e reformulando o conceito de ensinar, aprender e o próprio conceito de conhecimento como direito humano, a partir de uma visão de escola como parte integrante na vida da comunidade, o projeto começou no ano passado levando 10 mil alunos da região central para conhecer os equipamentos culturais que ficavam próximos às escolas. Além disso, 40 professores da rede municipal da região da Subprefeitura Sé receberam certificados de capacitação de Educador Comunitário, ou seja, aquele profissional especializado em tornar a cidade um local de aprendizado. Neste ano, 2.598 alunos já participaram dos roteiros educativos e 80 professores participaram de capacitações. Com o sucesso da iniciativa, O Centro pode ser uma sala de aula passou a ser uma das políticas públicas da Prefeitura de São Paulo.