Centro vira opção de lazer e de aprendizado para crianças e adolescentes

Centro pode ser uma sala de aula amplia atendimento para jovens carentes da região central e capacita instituições assistenciais.

Funcionários de 22 instituições que cuidam de crianças e adolescentes na região central vão passar por capacitação no Pateo do Collegio para que os jovens carentes tenham a oportunidade de aproveitar os equipamentos disponíveis no Centro. O curso acontecerá uma vez por mês até o final do ano e a primeira capacitação será nesta quinta-feira (27). A intenção é que esses gestores despertem a curiosidade dos mais de 3.200 jovens atendidos pelas casas de acolhimento e núcleos socioeducativos da região.

A capacitação faz parte do projeto O Centro pode ser uma Sala de Aula, iniciativa da Subprefeitura da Sé e da Secretaria Municipal de Educação, que tem como parceiros a Comgás, a ONG Cidade Escola Aprendiz e a Casa Redonda Produções. O projeto, que integra o programa municipal São Paulo é uma Escola, amplia a carga horária escolar com atividades extra-classe e pós aula, que incluem ópera, concerto de música, visitas a bibliotecas, parques, museus, exposições, cinema e roteiros históricos.

Com objetivo de formar conhecimento por meio da prática, valorizando a formação humana e reformulando o conceito de ensinar, aprender e o próprio conceito de conhecimento como direito humano, a partir de uma visão de escola como parte integrante na vida da comunidade, o projeto começou no ano passado levando 10 mil alunos da região central para conhecer os equipamentos culturais que ficavam próximos às escolas. Além disso, 40 professores da rede municipal da região da Subprefeitura da Sé receberam certificados de capacitação de Educador Comunitário, ou seja, aquele profissional especializado em tornar a cidade um local de aprendizado. Com o sucesso da iniciativa, O Centro pode ser uma sala de aula passou a ser uma das políticas públicas da Prefeitura de São Paulo.