Professores da rede municipal aprendem no Centro de São Paulo

Um grupo de 60 professores da rede municipal paulistana terá uma aula diferente nesta sexta-feira (3).

Eles farão uma trilha educativa, passando pelos principais pontos históricos do Centro, como a Catedral da Sé, Marco Zero, Casa da Marquesa, Pateo do Collegio e Torre do Banespa. O passeio é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Subprefeitura Sé, que desenvolve o projeto O Centro pode ser uma sala de aula, com os dez mil alunos da região central em parceria com a ONG Cidade Escola Aprendiz, Santander Banespa e Comgás.

As atividades do Centro pode ser uma sala de aula começaram no ano passado, quando todos os alunos da região central puderam conhecer equipamentos culturais próximos a suas escolas. Com o sucesso da iniciativa, o projeto passou a ser uma das políticas públicas da Prefeitura de São Paulo, que pretende agora fazer com que todos os professores da rede municipal também conheçam com mais propriedade a história da Cidade. Com o treinamento, estes educadores saberão como fazer dos espaços paulistanos uma sala de aula para seus alunos.

Sobre o projeto

Com objetivo de formar conhecimento por meio da prática, fazendo com o que a cidade de São Paulo se transforme numa grande escola ao ar livre, O Centro pode ser uma sala de aula, que integra o programa São Paulo é uma Escola, amplia a carga horária escolar com atividades extra-classe e pós-aula, que incluem ópera, concerto de música, visita a bibliotecas, parques, museus, exposições, cinema e roteiros históricos. Ao adotar espaços da região central para ensinar estudantes destes bairros, a Subprefeitura Sé fez com que os alunos e professores soubessem das possibilidades que o Centro oferece e assim conheceram mais da história de São Paulo. “Aqui os alunos tomam conhecimento de grandes personalidades e suas histórias. É importante que eles aproveitem e se envolvam com tudo o que o Centro de São Paulo tem para oferecer”, diz o secretário de Serviços e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo.

Em 2005, foram realizadas 25 mil atividades com a participação dos 10 mil alunos das 18 escolas municipais do Centro, que conheceram melhor o equipamento cultural presente no Centro, ultrapassando as fronteiras de suas escolas no processo de aprendizagem. Os estudantes visitaram espaços culturais como a Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Sacra, prédio do Banespa, Edifício Martinelli, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Cemitério da Consolação, Theatro Municipal, entre outros.

Além disso, 40 professores que trabalham na rede municipal do Centro receberam, após capacitação de 120 horas, certificados de capacitação de Educador Comunitário, ou seja, aquele profissional especializado em tornar a cidade um local de aprendizado.

O Centro pode ser uma sala de aula foi uma maneira de proporcionar aos estudantes um programa amplo de pós-aula, que não se encerra apenas em excursões isoladas, mas realiza um trabalho continuado. A atividade educacional tem também como objetivo tornar acessível aos professores e, conseqüentemente, aos alunos a relação com a cultura, despertar o desejo de ser permanentemente aprendiz, envolvê-los com a riqueza cultural do entorno, ampliar e adicionar suas informações, sempre fazendo uso do espaço urbano, dentro do conceito chamado “Cidade Educadora”. Além do conteúdo pedagógico trabalhado de forma interdisciplinar, o projeto possibilita que crianças e jovens tenham o primeiro contato com o mundo das artes. Para 2006, o projeto traz como novidade a criação das seguintes trilhas educativas:

Trilha Histórica (para ser desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, de 1ª a 8ª séries): projeto Redescobrindo o Centro, com visitas monitoradas a pontos históricos, como Catedral da Sé, Casa da Marquesa, Pateo do Collegio e Torre do Banespa (parceria: Santander Banespa).

Trilha da Cidadania: trabalha o conceito de cidadania, envolvendo a Câmara Municipal, Edifício Matarazzo, Assembléia Legislativa e Palácio dos Bandeirantes.

Trilha Cultural: amplia os locais de visitas culturais e especifica mais as características dos que foram visitados no ano passado.

Trilha do Meio Ambiente: em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços, esta trilha trabalha a questão da coleta seletiva - conscientizando sobre a necessidade da reciclagem do lixo, por meio de cursos, palestras, teatro e visita à Central de Triagem e a aterro sanitário - e visitas monitoradas aos parques ecológicos do município, como Horto Florestal, Pico do Jaraguá, Parque da Cidade, Parque da Luz, Parque Ecológico do Tietê, Parque da Aclimação, Parque D.Pedro (Ipiranga), além do Viveiro Manequinho, fazendas, projetos de arborização e cinturão verde de São Paulo.

Trilha da Alimentação Saudável: visitação a feiras livres, supermercados, mercado municipal, padarias e sacolões, onde os alunos poderão vivenciar diversas situações, como conhecer o acondicionamento corretos das mercadorias, verificar prazos de validade, presenciar o preparo e degustar alimentos, verificar as épocas corretas para o consumo de hortifruti.

Serviço
Evento:
TRILHA HISTÓRICA COM 60 EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Horário: 9 horas (encontro dos educadores em frente à Catedral da Sé)
Data: 3/março/2005
Local/roteiro: Catedral da Sé, Marco Zero da cidade, Casa da Marquesa, Pateo do Collegio, Torre do Banespa.