Subprefeitura Sé combate feira irregular da madrugada no Mercadão

Quem passar pela região do Mercado Municipal não vai mais encontrar a feira clandestina da madrugada que acontecia ali todos os dias nem os diversos caminhões que boqueavam a passagem de veículos à noite e de madrugada.

Isso porque a Subprefeitura Sé realiza, desde terça-feira (08/11), a Operação Mercadão, para combater a montagem do comércio ilegal de verduras, legumes e frutas nas ruas durante a madrugada, onde caminhões estacionados com os produtos para venda causam interrupção total do trânsito e sujam a rua.

Na terça-feira, primeiro dia do trabalho, foram feitas três apreensões de caminhões carregados com bananas em ruas próximas e a feira habitual não aconteceu. Na quarta-feira (09), caminhões foram apreendidos e mais uma vez a feira não foi realizada. A operação termina na madrugada de sábado (12), com manutenção a partir da próxima semana para evitar a montagem da feira.

Para impedir que os caminhoneiros cheguem e estacionem seus caminhões carregados de produtos, como eles costumavam fazer por volta das 17h todos os dias da semana, a rua Dom Pedro, que dá acesso à Praça Ragueb Chohfi, passou a ser bloqueada das 17h às 4h pela CET e pela Polícia Militar.

A atividade ilegal acontecia há anos no local, gerando o congestionamento total do trânsito nas imediações e toneladas de lixo espalhadas pela rua no início da manhã, quando a feira é desmontada. “A operação está combatendo o transtorno que a feira gera há mais de 20 anos incomodando a população que mora e trabalha no local”, afirma o secretário de Serviços e subprefeito da Sé. “Além disso, toda a sujeira que fica no local pode atrair ratos à região”, completa.

Além da Subprefeitura Sé, participam da força-tarefa a CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), GCM (Guarda Civil Metropolitana), Polícia Militar, Secretaria de Serviços e Limpurb, com efetivo de 100 pessoas, fiscalizando trânsito, estacionamentos ilegais, vendedores de produtos hortifruti e realizando a limpeza com um caminhão-pipa e equipamentos especiais.

A região do Mercado Municipal está delimitada pela avenida do Estado, ruas Vinte e Cinco de Março, Basílio Jafet e rua Mauá, compreendendo as ruas Cantareira, Barão de Duprat, Senador Queiroz, Afonso Kerlakian, Paula Souza e Plínio Ramos, para onde a fiscalização também vai se estender.