Coral e orquestra na Basílica do Mosteiro de São Bento

Coral e orquestra dia 11/09 na Basílica do Mosteiro de São Bento com entrada franca.

MOSTEIRO DE SÃO BENTO & EDITORA SARANDI APRESENTAM:

CANTO CORAL EXSULTATE & CAMERATA JOVEM ARS MUSICALIS
Dia 11 de setembro  20:30 hs Domingo  Basílica do Mosteiro
Entrada Franca

 

Regência: Maestro Hermes Coelho
30 cantores - 25 músicos na Orquestra
Solistas: Rita Sampaio, soprano; Andréia de Souza, contralto; Ossiandro Britto, tenor; Vinícius Atik, barítono.

Histórico da obra:
Joseph Haydn (1732 - 1809) - Missa Theresa

Esta é a quarta das seis grandes missas que Haydn escreveu quando de sua volta da Inglaterra, no outono de 1795. É chamada na Áustria de "Theresienmesse", porque se pretendeu que Haydn a havia composto para a imperatriz Marie Therese (que não deve ser confundida com Maria Theresa, que morreu muito antes; Marie era a filha do Rei Ferdinando IV de Nápoles e mulher do imperador austríaco Francisco II). Pesquisa recente demonstrou, contudo, fora de qualquer dúvida, que a Missa foi escrita, como as outras cinco, para o natalício da Princesa Maria Hermenegild, mulher do patrono de Haydn, Nicolau II, Esterházy. De fato, Haydn compôs uma obra para a imperatriz: o grande Te Deum de 1799 (o mesmo ano da "Theresienmesse") e esta é a razão por que, sem dúvida, a outra obra maior de 1799 foi atribuída a Marie Therese.

Haydn gostava muito de sua Princesa e Maria Hermenegild fez com que as relações entre seu imperioso, arrogante marido e seu Capellmesiter (que era agora "Doutor de Oxford" e não disposto a ser tratado como servo) se mantivessem serenas. Ela fez muito para tornar confortável a velhice de Haydn e procurava que ele obtivesse seu vinho favorito (Málaga), servido da adega principesca, e que suas contas de médico fossem pagas. Em retribuição, Haydn escreveu para ela alguma de sua música mais inspirada; o mundo tem muito a agradecer à Princesa Maria.

Em 1799 o natalício da princesa caiu no domingo 8 de setembro. Na noite anterior no Castelo Eisenstadt houvera uma celebração em sua honra. "Às seis da tarde", escreve um contemporâneo no seu diário, "houve música turca no pátio, depois uma peça francesa". Ao fundo, uma decoração com o retrato da imperatriz. Os franceses cruzavam (o palco) como um exército, com caricaturas usando granadeiros, pífaros e tambores; os atores vestiam também um costume húngaro, gaguejavam quando liam suas falas e saudações (à imperatriz).

No dia seguinte, provavelmente às onze da manhã, a missa foi estreada na Bergkirche (Igreja da Colina), poucos minutos a pé do Castelo. Depois houve um imenso banquete no Grande Salão do Castelo. Nosso diarista reporta: "Às três da tarde vimos a mesa no Grande Salão - cinqüenta e quatro comensais. Numerosos brindes foram feitos, sempre anunciados por trompetes e tambores da galeria e por salvas de canhões em frente ao Castelo. O Príncipe também levantou um brinde à saúde de Haydn, e todos se reuniram à saudação. O banquete prosseguiu até às cinco horas, mas o ânimo celebrativo não estava satisfeito apesar das oitenta iguarias e de toda sorte de vinhos". Naquela noite houve um grande baile.