Votação para os CADES Regionais será realizada no fim de novembro

População poderá participar utilizando um novo sistema desenvolvido em parceria com a PRODAM

 Será realizada, no fim de novembro, a eleição dos representantes dos CADES Regionais dos dois próximos anos. A data do pleito será divulgada em breve. A primeira votação, que aconteceria em agosto, foi cancelada com o objetivo de garantir a integridade do evento pois foram detectados problemas técnicos e a instabilidade no servidor utilizado. A PRODAM (Empresa de Tecnologia de Informação e Comunicação do Município de São Paulo) desenvolveu agora, em parceria com a área de tecnologia da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), um novo sistema para garantir a lisura integral da eleição, com total confiabilidade dos dados.

Esta é a primeira eleição para os CADES Regionais. Ela se destaca pela grande participação popular no pleito, superior às edições anteriores. Nesta votação haverá, novamente, plantão presencial nas subprefeituras, com computador disponível, para quem não tem acesso à internet. Esse plantão de apoio ocorrerá em um domingo, último dia da votação.

São 32 CADES Regionais (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) - o total de Subprefeituras - e cada subprefeito é o presidente do Conselho em sua região. Em cada um deles há 32 membros, sendo 16 eleitos agora pela sociedade civil, com oito titulares e oito suplentes, e 16 integrantes indicados pelo poder público, também com oito titulares e oito suplentes. O mandato é de dois anos. Criados em 2007, os CADES Regionais têm como objetivo discutir e formular propostas socioambientais.

Cerca de 600 candidatos se inscreveram para participar das eleições. Eles escreveram uma carta de intenção identificando nome, experiências e propostas ou temas de interesse para discussão nas reuniões do Conselho. Os eleitores e os candidatos cadastrados podem participar normalmente do pleito.
Para votar, basta ter mais de 16 anos e morar na região administrativa da Subprefeitura. O eleitor devidamente cadastrado poderá votar uma única vez em até 3 candidatos.

Conselheiro eleito

Cabe ao conselheiro eleito representar a sociedade civil local nas demandas relativas às questões ambientais presentes nas políticas públicas - moradia, uso e ocupação do solo, resíduos sólidos e educação ambiental, entre outras -, no âmbito de cada subprefeitura, dialogando permanentemente com os representantes do Poder Público.

Conselheiro nomeado
O papel do conselheiro nomeado pelo Poder Público é promover a articulação das políticas relacionadas à secretaria que representa com os temas desenvolvidos durante as reuniões do Conselho. Ele fala em nome do secretário que o indicou devendo, portanto, manter interlocução permanente com o mesmo.