Subprefeito da Sé recebe Troféu Marco da Paz na ACSP

O subprefeito da Sé, Roberto Arantes, recebeu das mãos do presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait Neto e do Diretor-Superintendente da Distrital Centro, Alexandre Ortiz, o troféu Marco da Paz.

A entrega ocorreu no dia 24 de novembro, na sede da ACSP (Rua Boa Vista, 51) e foi seguida de um almoço que contou com a presença dos vice-presidentes da ACSP, Roberto Mateus Ordine e Francisco Parisi e do superintendente-geral da ACSP José Eduardo Nicolau.

O Troféu simboliza o trabalho de construção de um mundo livre de guerras e conflitos, espalhando a cultura de paz pelo planeta.

“Recebo com muita felicidade esse troféu porque coroa os esforços das secretarias da Prefeitura de São Paulo na região central”, frisou.

Arantes destacou as intervenções no triângulo histórico de São Paulo como a revitalização do Vale do Anhangabaú, sinalização histórica e novo mobiliário urbano como exemplo das ações coordenadas.

MARCO DA PAZ
O Marco da Paz foi idealizado pelo ítalo-brasileiro Gaetano Brancati Luigi, que viveu na Itália até os 12 anos (nasceu em 1937), depois de ter presenciado de perto os horrores da Segunda Guerra Mundial.

Após mudar-se para o Brasil, decidiu criar o monumento para deixar um legado de paz e alertar as pessoas sobre as tragédias que ocorrem nos períodos em que a paz não se faz presente.

Na capital paulista, o Marco da Paz pode ser visitado no Pátio do Colégio (local da fundação de SP), na Assembleia Legislativa, bairros da Lapa, Tatuapé e Jaçanã e no Parque da Juventude (o antigo Carandiru).

Os municípios de Aparecida do Norte (SP), Bertioga (SP), Ubatuba (SP), Pirajuí (SP), Araçoiaba da Serra (SP), Sorocaba (SP), Piracicaba (SP), Caraguatatuba (SP), Itapetininga (SP), Ilhabela (SP), Francisco Beltrão (PR), Severiano Almeida (RS), Acari (RN) e Chapecó (SC) também têm seus monumentos.

No exterior, sete países contam com o Marco da Paz em seus territórios: México (Cidade do México, Hidalgo e Laguna-Oaxaca), Itália (Assis e Orsomarso), Argentina (Mendoza, Pehuajó e Lincoln), Uruguai (Punta Del Este), China (Xiaolin, província de Nanjing), Bolívia (Tarija) e Chile (Santiago)

Sobre Roberto Arantes
Formado em direito e com MBA em Gestão, trabalhou por mais de 20 anos no Governo do Estado de São Paulo, na Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, coordenando projetos de infraestrutura e planejamento de transportes, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e pesquisas de origem-destino da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Também tratou do relacionamento entre os poderes Legislativo e Executivo Estadual com prefeituras das regiões metropolitanas do Estado. Ainda no Estado, coordenou o plano de mobilidade da Copa do Mundo de 2014 e o Comitê Estadual dos Jogos Olímpicos de 2016.

Em 2017 foi convidado para assumir como Prefeito Regional de Santo Amaro e, em seguida, tornou-se Secretário Executivo da Secretaria das Subprefeituras, respondendo pela Subprefeitura do Ipiranga.

Desde janeiro de 2019 comanda a Subprefeitura Sé e é responsável pela administração pública de oito distritos: Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Sé.

Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.