Veja o que abre e fecha na véspera e no dia de Natal

Os serviços municipais terão um esquema especial de funcionamento em função da véspera e do feriado de Natal, respectivamente quinta-feira (24) e sexta-feira (25). O Rodízio Municipal de Veículos, por recomendação das autoridades de saúde do município, funcionará normalmente no período de Natal. Também continuam valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF). A restrição é válida somente de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Portanto o rodízio municipal não irá vigorar no feriado de Natal (25).

Os hospitais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), funcionarão de forma ininterrupta.

As unidades AMA 12h, com atendimento de segunda-feira a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, atenderão das 7h às 19h durante as festas de final de ano.

As AMA/UBS Integradas com atendimento de segunda-feira a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, funcionarão nos dias 24 e 25 das 7h às 19h, apenas com pronto atendimento na parte que corresponde à AMA.

Os Centros de Atenção Psicossocial III (CAPS III), que atendem 24h, funcionarão apenas com demandas internas: não estarão abertos ao público. Já o CAPS AD IV Redenção estará aberto durante o período de fim de ano.

As Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) fecharão nos dias 24 e 25.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Ambulatórios de Especialidades (AE) e a Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, que abrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, também estarão fechadas.

As AMA Especialidades, Ambulatórios de Especialidade (AE) e os Hospitais Dia, que abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, não atenderão nos dias 24 e 25 de dezembro. Mas funcionarão no sábado (26).

VARRIÇÃO, COLETA DOMICILIAR E ECOPONTOS

24/12

Varrição - 7h às 19h

Coleta domiciliar: horário normal, não haverá paralisações

Ecopontos: 6h às 19h (Consulte as regras e endereços)

25/12

Varrição: das 22h às 5h (até o dia seguinte, normalmente)

Coleta domiciliar: horário normal. Não haverá paralisações

Ecopontos: fechados

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

Os hospitais veterinários das zonas Norte, Leste e Sul abrirão para atendimentos de urgências na vésperas do Natal (24), das 7h às 12h. Na segunda-feira (28), o atendimento retorna com base nas medidas adotadas para reduzir as aglomerações e diminuir a cadeia de transmissão do novo coronavírus por meio do distanciamento social, conforme abaixo:

- Atendimento prioritário às urgências e emergências;

- Limitação de acesso a apenas um munícipe por animal.

Veja abaixo mais informações sobre os serviços municipais:

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Abertos: SAICA, SEAS, Centros de Acolhida, CPAS, Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, ILPI e Residência Inclusiva.

Fechados: SAS, CRAS, CREAS, Centros POP, NPJ, CCA, CJ, CEDESP, NCI, NAISPD, Centro Dia, CRECI, Circo Escola, SASF, CCInter, CRD, CDCM, SPVV, MSE e Restaurante Escola.

CENTROS ESPORTIVOS

Os Centros Esportivos CERET, Parque das Bicicletas, Jardim São Paulo, Ermelino Matarazzo e o Modelódromo do Ibirapuera funcionarão na quinta-feira (24) das 6h às 16h. Os demais, das 7h às 17h. Nenhum deles estará aberto no dia de Natal (25).

Permanecem fechados, por conta do acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social: Tietê, Mooca, Barra funda, Santo Amaro e Santana. Estão fechados por obras: Freguesia do Ó, José de anchieta, Tatuapé, Vila alpina, Taipas e Mané Garrincha.

CICLOFAIXAS

A Ciclofaixa de Lazer não funciona no dia de Natal (25). Porém funcionará normalmente no domingo (27).

CULTURA

Os equipamentos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura estarão fechados. Passarão a atender normalmente a partir de 11 de janeiro.

DESCOMPLICA SP / FAB LABS / TELECENTROS

O Descomplica SP, implantado junto à Prefeitura Regional de São Miguel Paulista, a rede de 132 Telecentros e as 12 unidades dos laboratórios de fabricação digital Fab Lab Livre SP estarão fechados nos dias 24 e 25.

EDUCAÇÃO

Na Secretaria Municipal de Educação as Unidades Educacionais permanecem fechadas de 23 de dezembro a 4 de janeiro. Os Centros Educacionais Unificados – CEUs ficam fechados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1° de janeiro. Nas demais datas funcionam das 9h às 17h seguindo os protocolos de saúde.

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

Os hospitais veterinários das zonas Norte, Leste e Sul abrirão para atendimento de urgência na vésperas do Natal (24), das 7h às 12h. Na segunda-feira (28), o atendimento retorna com base nas medidas adotadas para reduzir as aglomerações e diminuir a cadeia de transmissão do novo coronavírus por meio do distanciamento social, conforme abaixo:

- Atendimento prioritário às urgências e emergências;

- Limitação de acesso a apenas um munícipe por animal.

MERCADOS, FEIRAS E SACOLÕES

Clique aqui e confira abaixo o horário de atendimento de todos mercados e sacolões municipais.

As feiras livres funcionarão normalmente, menos nos dias 25 e 01 de janeiro.

SUBPREFEITURAS

As praças de atendimento das Subprefeituras estarão fechadas.

TRABALHO

Os atendimentos nas 24 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo estarão suspensos nos dias 24 e 25.

VERDE E MEIO AMBIENTE

Todos os Parques Municipais fecharão ao público três horas antes do seu horário de funcionamento normal na quinta-feira (24). Na sexta-feira (25) abrirão ao público três horas depois do seu horário de funcionamento normal.

Os parques que não abrem às segundas-feiras, como o Jardim da Luz, Casa Modernista e Guarapiranga permanecerão fechados em 28 de dezembro.

PARQUES SOB CONCESSÃO

- Parque Ibirapuera - Funcionará em 24 de dezembro das 5h às 18h. No dia de Natal (25), das 5h às 20h;

- Parque Lajeado - Estará aberto das 6h às 18h na quinta-feira (24) e no mesmo horário, na sexta-feira (25). - Parque Faria Lima - Receberá o público das 6h às 18h na véspera de Natal. Em 25 de dezembro, no mesmo horário.

- Parque Eucaliptos - No dia 24, ficará aberto das 7h às 18h. No 25 de dezembro, das 7h às 18h.

- Planetário do Carmo - Estará fechado em 24 e 25 de dezembro.

CENTRO DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), no Parque Anhanguera, manterá o recebimento dos animais das 8h às 12h da quinta-feira (24) e plantão telefônico das 8h às 16h. No dia de Natal (25), ficará aberto das 8h às 12h e plantão telefônico das 8h às 16h .

FUNCIONAMENTO DOS PARQUES NATURAIS MUNICIPAIS

24/12– 8h às 14h

25/12 - 11h às 17h

Em caso de dúvida consultar os horários no site da SVMA: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/index.php?p=293889

Com informações da Secretaria Especial de Comunicação