Compensação ambiental na Capital é destaque no Quadro Verde da TV Globo

Na foto colorida está o subprefeito da sé segurando o microfone e concedendo entrevista para a repórter ananda Apple que também está com microfone

Nesta manhã o subprefeito da Sé, Roberto Arantes, concedeu entrevista para a Ananda Apple, jornalista do Quadro Verde do Bom Dia São Paulo, sobre a compensação ambiental da obra de requalificação do Vale do Anhangabaú.

Ele informou que as palmeiras do Vale foram transplantadas para a área central, entre os locais estão a Praça Doutor João Mendes, Viaduto Diário Popular e Avenida São João. No Bosque das Maritacas, localizado na Avenida do Estado, foram transplantadas 18 jerivás, 1 pau-brasil e 2 jabuticabeiras.

Em setembro do ano passado, a Subprefeitura Sé em parceria com o Projeto Verdejando da TV Globo, realizou ação de plantio no Bosque das Maritacas, e após onze meses as mais de 1.060 árvores estão se desenvolvendo satisfatoriamente.

“Tínhamos seis palmeiras exóticas do Vale do Anhangabaú e tínhamos uma área sem nenhuma árvore, numa região tão importante próxima ao Marco Zero. Tomamos a decisão de preservar as palmeiras, fizemos os transplantes, as elas estão sadias e já se aclimataram”, falou o subprefeito em relação ao questionamento das espécies transplantadas na Praça Doutor João Mendes.

De acordo com o subprefeito as 532 árvores que ficarão no Vale do Anhangabaú estão, neste momento, sob a responsabilidade da construtora que está fazendo a obra. A Prefeitura assume assim que a obra for finalizada; e futuramente os cuidados serão da concessionária que irá cuidar do Vale.

Os serviços de conservação e manutenção prestados pelos funcionários da Sub-Sé no Bosque das Maritacas também foram destacados pela reportagem. A Unidade de Conservação Urbana está gradeada justamente para proteção das árvores. Quando elas tiverem um porte maior, o local será aberto para fins científicos, pedagógicos e culturais. A manutenção e manejo das mudas do Bosque são de responsabilidade da Subprefeitura Sé.

“Neste momento foi necessário gradear o local para que as árvores estejam neste estado perfeito de cuidado como estou vendo aqui. O Bosque é uma situação ideal de cuidado e por isso ainda não foi aberto”, falou a jornalista.

No final da entrevista ela enviou uma mensagem de Dia dos Pais e enfatizou que plantar é o melhor presente para pais e filhos: “Plantar e cuidar fica assim, dá certo. É um presente para toda vida - do pai pro filho e do filho pro pai”.

Assista a matéria completa em: https://globoplay.globo.com/v/8758552/

Saiba mais sobre o Bosque das Maritacas acessado aqui.

Veja como foi o transplante das palmeiras da Praça Doutor João Mendes clicando neste link.

 Montagem com duas fotos do subprefeito concedendo entrevista

montagem com duas fotos da equipe e do subprefeito