Gentileza Urbana: Sub-Sé cria vagas verdes na Barra Funda

A Subprefeitura Sé inova mais uma vez e cria vagas verdes no Centro da Cidade de São Paulo para ampliar as possibilidades de lazer e bem-estar dos munícipes; permeabilidade do solo e biodiversidade. 

A Barra Funda foi escolhida para a implementação do projeto idealizado pelo Subprefeito da Sé, Roberto Arantes, o arquiteto paisagista, André Graziano e o biólogo, Rodrigo Silva. As vagas verdes estão localizadas nas ruas Conselheiro Brotero e Capistrano de Abreu.

O que antes era asfalto foi transformado em jardins de chuva. As equipes da Sub-Sé modificaram vagas de estacionamento de carros em espaços gentis com mais cores, flores, bancos, mesa de lazer e paraciclo para bicicletas.

Nos espaços foram plantadas árvores, inseridas em um jardim de chuva para “colher” as águas na cidade e minimizar os efeitos de alagamentos e de poluição nas vias públicas. “Os microambientes diferenciados cumprem funções culturais, ecossistêmicas, paisagísticas, lúdicas e até esportivas. São exemplos de sustentabilidade ao alcance da população”, explica André Graziano.

Entre as espécies plantadas nos jardins estão dracena-vermelha, dracena-marginata, rabo-de-gato, grama-amendoim, bromélia, alfazema, manjericão, hortelã, capim-cidreira e agapantos. Rodrigo Silva está muito feliz com a receptividade dos moradores. “O espaço já mudou a cara da rua e os moradores abraçaram a ideia. Ficamos muito felizes quando encontramos outras espécies plantadas nos jardins. É gratificante, pois sabemos que esses espaços serão cuidados com muito carinho pelos munícipes”, disse o biólogo.

Roberto Arantes esclarece que o projeto desenvolvido pela equipe amplia a mobilidade urbana. “Os ambientes que estamos criando não somente atendem estruturas de apoio à mobilidade, mas também se pretende que os atuais bolsões de estacionamento venham a ser complementados com espaços delimitados, gerando oferta de usos urbanos para seus usuários e ampliando o grau de gentileza municipal”, define o subprefeito.

O que mais pode ter nas vagas de estacionamento das ruas além de carros? Nós mostramos para você. Confira as vagas verdes da Sub-Sé:

Montagem com duas fotos do antes e depois. Com e sem asfalto.

 Três fotos mostram o jardim da Capistrano de Abreu. Há o logotipo da Subprefeitura Sé.

montagem de fotos com antes e depois da capistrano de abreu

 Montagem com três fotos dos detalhes das plantas

 montagem com duas fotos da rua conselheiro brotero com o antes e depois

 montagem com três fotos do jardim e fundo amarelo com grafittis coloridos

montagem com duas fotos do antes e depois da rua conselheiro brotero mostra no lugar do asfalto um jardim

 

fotos coloridas do novo jardim com mesinha