Unidade de Pronto Atendimento irá beneficiar moradores do Centro com serviços de urgência e emergência

A Prefeitura de São Paulo iniciou mais uma obra para construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na região central da capital paulista. Prevista para ser entregue à população até o fim do ano, a UPA Vergueiro atenderá durante 24h por dia e auxiliará nos atendimentos do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). O prefeito Bruno Covas visitou o local nesta quinta-feira (23) para verificar o andamento da obra.

“É o primeiro equipamento como este, na região central de São Paulo, que contará com atendimento odontológico”, disse o prefeito Covas, durante a visita. Quando for concluída, a UPA terá entrada própria, separada do HSPM, que voltará seus atendimentos exclusivamente para os servidores públicos municipais e seus dependentes. Os atendimentos do HSPM não serão alterados durantes as obras. O HSPM está localizado na Rua Castro Alves, 60, Aclimação, Zona Sul.

A Unidade de Pronto Atendimento faz parte da Rede de Atenção às Urgências, que tem como objetivo concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.

“A nova UPA Vergueiro contará com aproximadamente 400 funcionários e colaboradores”, disse o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido. Sua estrutura física vai ter 78 salas. Ao todo, serão 22 leitos de observação, sendo dois infantis. Além disso, quatro leitos serão preparados para emergências e três para isolamento, sendo um deles infantil. A UPA também contará com sala de curativo, sala de medicação, inalação, sala de atendimento odontológico, psiquiatria 24h, raio-x, eletrocardiograma e laboratório de exames. A unidade funcionará com portas abertas e a estimativa é realizar cerca de 33.560 atendimentos/mês.

Os moradores da região gostaram da novidade. “Ter um equipamento de saúde perto de casa é sempre muito bom, pois nos dá mais tranquilidade saber que, se um dia precisarmos, ele vai estar lá à disposição”, disse a moradora Tatiana Sakamoto.

O valor da reforma e ampliação é de R$ 3.976.185,02 e será financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa Avança Saúde.

* Com informação da Secretaria Especial de Comunicação