Pioneirismo: Subprefeitura Sé é escolhida para iniciar o projeto de atualização tecnológica

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), em parceria com a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM), iniciaram o projeto TAC Vivo para readequação da infraestrutura de rede de todas as 32 subprefeituras da cidade. Escolhida como piloto, a Subprefeitura Sé recebe a atualização tecnológica para maior agilidade no acesso às informações e redução de custos do serviço de telefonia de sua estrutura.

A iniciativa integra o programa Prefeitura Digital da SMIT que visa levar a transformação digital aos órgãos que atuam diretamente com o cidadão, agilizando a rotina do acolhimento de demandas do órgão, trazendo celeridade a prestação de serviços públicos para sua região. Saiba mais sobre o programa clicando aqui

A obra foi iniciada na Subprefeitura da Sé em abril e finalizada neste mês. Carlos Eduardo Eloi Maciel, responsável pela Assessoria de Gestão de Tecnologia da Informação (AGTI) da Sub-Sé enumera as benfeitorias realizadas na sede:

  • Substituição do cabeamento de rede e telefonia existente por um cabeamento mais moderno;
  • Substituição dos ativos de rede (switchs, antenas wi-fi);
  • Modernização do sistema de telefonia analógica para a tecnologia de telefonia digital (VOIP) com fornecimento da central telefônica e dos aparelhos telefônicos;
  • Fornecimento de Access Points (antenas) para implantação da rede sem fio corporativa;
  • Fornecimento de Nobreaks para o datacenter e para racks das salas técnicas;
  • Fornecimento de servidor para gerenciamento dos equipamentos de rede;
  • Reforma das salas técnicas dos andares (shafts);
  • Construção de um novo datacenter de acordo com os padrões técnicos exigidos e com equipamentos de última geração, o novo datacenter está localizado no 3º andar do prédio-sede;
  • Implantação do NOC (Central de Monitoramento de Rede);
  • Serviço de suporte técnico por 60 meses para manutenção preventiva e corretiva;
  • Treinamento para a equipe de TI para absorção dos conhecimentos técnicos dos novos equipamentos e das tecnologias implantadas.

O projeto teve um investimento total de R$ 839 mil e sua execução está sob responsabilidade da operadora Vivo e as empresas parceiras, a VS Telecom e a LPM.

Agora a Subprefeitura terá maior agilidade no acesso às informações, redução dos custos do serviço de telefonia, aumento da mobilidade e também diversos benefícios como:

Rede de Dados e Wi-Fi: facilidade para instalação de novas conexões e para identificar erros na rede, manutenção mais rápida, melhoria no desempenho da rede e na segurança da rede.

Rede de Telefonia: serviços e funcionalidades avançadas, facilidade de integração entre setores, modernização do atendimento, independência e desburocratização.

Novo Datacenter: infraestrutura moderna, alta disponibilidade, escalabilidade, conectividade e segurança da informação.

“O projeto ocorreu em boa hora. Fizemos a aquisição dos novos microcomputadores e agora a readequação da infraestrutura da rede de dados e voz, que apresentava diversos problemas de conectividade. Temos uma tecnologia de ponta, uma rede mais segura e estamos compatível com a rede privada. Outra mudança é a telefonia, antes analógica, para a digital e brevemente teremos o atendimento automático”, afirmou Carlos Eduardo.

Para o subprefeito da Sé, Roberto Arantes, é um grande desafio ser escolhido entre as demais subprefeituras para as readequações tecnológicas. “Trabalhamos ininterruptamente durante esses meses para as novas instalações. As equipes de TI e das empresas parceiras trabalharam para que todos os nossos funcionários agora possam usufruir da modernidade, eficiência e agilidade com novos computadores, rede, wi-fi e telefonia”, concluiu o subprefeito.

Vistoria Técnica —  Nesta quinta-feira (16/07), as equipes das empresas VS Telecom, LPM, Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) e da Sub-Sé realizaram vistoria técnica nas novas instalações e equipamentos. A visita foi acompanhada pelo subprefeito da Sé, Roberto Arantes. 

Leonardo Sousa, gerente de infraestrutura da LPM Soluções em TI, disse que foi gratificante o trabalho pioneiro desenvolvido na Subprefeitura Sé: " Com o empenho de todos, a obra foi realizada em tempo recorde e a nossa equipe fez a troca de cabeamento estruturado e migração dos equipamentos na sala do CPD. Foram muitos detalhes para tão pouco tempo que agora são observados na vistoria minuciosa da Secretaria". 

Para Maurício Martins, da VS Telecom, a sincronia das equipes foi indescritível. "Esse trabalho envolveu vários setores, pois teve obras, cabeamento, sistema de solução de voz, equipamento de dados. As equipes trabalharam em harmonia para virar a chave e oferecer todas as soluções tecnológicas para a Sub", esclareceu. 

"As entregas realizadas na Subprefeitura da Sé focam no quesito de infraestrutura da transformação digital da Prefeitura de São Paulo, fazendo parte dos esforços do programa Prefeitura Digital da Secretaria de Inovação e Tecnologia. O principal objetivo é trazer celeridade pros processos internos da Subprefeitura, consequentemente, apresentando melhorias no atendimento ao cidadão, diminuindo o tempo de resposta na prestação de serviços", disse André Tomiatto, coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Inovação e Tecnologia.

 Montagem com três fotos da equipe trabalhando na implantação da nova tecnologia na Sub-Sé com o logotipo da sub

 

Montagem com três fotos da montagem do datacenter

 

Velho e novo Datacenter

Três novos modelos de telefones da Sub-Sé

 

vistoria com subprefeito da sé Roberto Arantes