Nova fase da retomada da economia pede reforço nos cuidados de higiene e máscara obrigatória

São Paulo vive um novo momento de adequação à pandemia do coronavírus. Enquadrada na Fase Amarela do plano proposto pelo Comitê de Contingência estadual, reabre nesta semana mais uma modalidade de estabelecimentos ao público.

Com o funcionamento liberado de acordo com os protocolos aprovados pela Prefeitura de São Paulo, bares, restaurantes, hotéis, barbearias e salões de beleza retomam as atividades seguindo regras rígidas para evitar a propagação da covid-19 e podem ser punidos, caso detectado o descumprimento das medidas, a exemplo do uso correto das máscaras. Saiba mais aqui.

O podcast Acontece em SP ouviu o Diretor de Vigilância de Produtos e Serviços de Interesse da Saúde, Luiz Carlos Barbosa Alves, sobre o que muda nessa nova etapa e quais os cuidados necessários para voltar às ruas com segurança.

“Você deixar o isolamento para ir para o distanciamento não significa que já temos a cura ou que o vírus sumiu do mundo. O que acontece é que estamos em um estágio mais avançado e temos capacidade para atender os doentes, com a redução da taxa de ocupação dos leitos. Isso possibilita uma abertura maior de estabelecimentos de comércios e serviços”, explica.

O profissional faz ainda um alerta para que a população não relaxe os cuidados para evitar o contágio pela Covid-19. “Quando se começa a ver shoppings e restaurantes abrindo e mais gente na rua, algumas pessoas relaxam, quando precisa ser o contrário. Os cuidados devem ser redobrados e são muito mais importantes: etiqueta respiratória, utilização correta das máscaras, distanciamento adequado, higienização das mãos e sanitização das superfícies”.

Ouça o episódio completo.

* Com informações da Secretaria Especial de Comunicação