Prefeitura fiscaliza funcionamento de bares durante pandemia

 A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, realizou, na noite de sexta-feira, 16 interdições em bares, sendo 11 em Aricanduva, uma em São Miguel Paulista, uma na Mooca e três em Itaquera, todos na Zona Leste.

No sábado, 11/07, foram 91 bares interditados, sendo 6 em Aricanduva, na Zona Leste, 8 em Cidade Ademar, na Zona Sul, 19 na Freguesia do Ó, Zona Norte, 6 em Guaianases, 18 no Itaim Paulista (Zona Leste), 8 na Lapa, 02 em Pinheiros (Zona Oeste), 07 em Pirituba (Zona Norte), 9 em São Mateus (Zona Leste) e 8 na Sé (Centro).

Neste final de semana, a fiscalização está sendo intensificada. Os locais deverão utilizar até 40% de sua ocupação interna, encerrar as atividades às 17h e proibir a consumação nas calçadas. As operações contam com apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Polícia Militar (PM). O valor da multa é de R$ 9.380,00 para cada um dos estabelecimentos.

Agentes da Subprefeitura estão em frente a um bar aberto

Operação na área Central

Fiscalização

A Secretaria Municipal das Subprefeituras fiscaliza diariamente estabelecimentos que ainda não tiveram a abertura ao público permitida. Desde o início das restrições por conta da pandemia, cerca de 2.000 agentes têm trabalhado na fiscalização e 647 estabelecimentos foram interditados por descumprirem as regras vigentes. Destes, 237 são bares, restaurantes, lanchonetes e cafeterias. Os mesmos serão desinterditados após o cumprimento do decreto, caso não tenham sua licença de funcionamento cassada.

Os locais que descumprem o exposto nos decretos estão sujeitos à interdição imediata de suas atividades e, em caso de resistência, cassação do alvará de funcionamento ou TPU / Autorização Temporária. Reiteramos que o objetivo não é multar, mas, sim, evitar aglomerações para reduzir o risco de transmissão do coronavírus para proteger a população, conforme as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

* Com informações da Secretaria Especial de Comunicação